Voluntariado Internacional

Voluntariado Internacional

Apoie projectos de solidariedade e ganhe experiência no estrangeiro. Consiga o máximo possível com o apoio a projectos de voluntariado sustentáveis em todo o mundo – é isso que o voluntariado no estrangeiro significa para nós. Passe um período (significativo) no estrangeiro e experiencie ao mesmo tempo a cultura de outro país com autenticidade. Esta é uma experiência de vida muito especial que queremos tornar possível.

Está pronto? Em seguida viaje para o país de destino desejado e escolha que projecto gratificante pretende fazer no estrangeiro. Faça uma pequena GRANDE mudança!

Juntar-se a uma boa causa e descobrir um novo país, longe dos percursos mais turísticos, são aspectos essenciais do trabalho voluntário. Mas o que é que realmente uma missão voluntária no estrangeiro pretende alcançar?

 

Oferecer ajuda

Voluntariado é oferecer a sua força de trabalho – com ou sem conhecimento específico – para apoiar um projecto de solidariedade existente. Ninguém substitui um trabalhador local, mas ajudará os funcionários localmente em cada projecto. Por exemplo, poderá dar apoio individual a alunos em grandes turmas numa qualquer escola.

Quem já fez voluntariado no estrangeiro, onde o suporte é constantemente necessário, muitas vezes também quer continuar a apoiar a causa após o regresso, e gostaríamos de motivá-lo a fazê-lo. Este é um objectivo fundamental do seu voluntariado – promover uma sociedade cosmopolita, sensibilizada e que pensa globalmente.

 

O trabalho voluntário como iniciador da aprendizagem global e intercultural

Como objectivo maior do intercâmbio intercultural está a aprendizagem global e o aguçar da sua visão sobre as relações globais. Em termos do desenvolvimento pessoal, isto significa um grande enriquecimento e um grande crescimento para qualquer participante.

Através de uma estadia prolongada no estrangeiro obtém-se informação valiosa sobre o contexto global do mundo e regressará mais informado, mais cosmopolita e mais rico para o seu quotidiano.

 

Onde poderá ser voluntário?

Ao inscrever-se como voluntario em países em desenvolvimento ou emergentes, irá apoiar a área de actividade e o projecto da sua escolha. Com o nosso apoio, irá integrar-se aos poucos numa cultura até então desconhecida e conhecer um novo quotidiano. Nos dias de folga, poderá viajar com outros voluntários no país anfitrião,.

 

Estamos a seu lado antes e durante a sua estadia no estrangeiro

A  equipa da RGV e as famílias anfitriãs darão as boas-vindas a todos os participantes. Doando o seu tempo e trabalho a projectos significativos, o objectivo é melhorar a situação das pessoas, dos animais ou do meio ambiente no local. Cada um irá apoiar e complementar o projecto com as suas ideias e competências.

Será dado todo o apoio para o planeamento da viagem e ajuda para superar quaisquer obstáculos que surjam na preparação da estadia no estrangeiro. Aconselhamos ao pormenor e daremos instruções sobre todas as tarefas que levam á preparação da viagem. À chegada ao país anfitrião, a equipa local dará todo o apoio e ajudará cada participante a encontrar o caminho para uma nova e ainda desconhecida vida quotidiana.

 

Quem pode participar?

O voluntariado internacional é indicado para todos aqueles que desejam viver uma experiência de voluntariado no estrangeiro vivenciando uma nova cultura, além da perspectiva que qualquer turista conhece. Existem programas adequados para todas as idades, bem como projectos para voluntários com diferentes competências profissionais, que consideram fazer uma pausa na sua vida profissional ou um período sabático.

PROJECTOS DE EDUCAÇÃO A CRIANÇAS E SERVIÇO SOCIAL NO ESTRANGEIRO

O RGV permite que o voluntário apoie activamente os professores locais em escolas com maior ou menor dimensão, em África, Ásia, Europa e América Latina, podendo assim ajudar a melhorar as oportunidades educacionais dos alunos a longo prazo. Para além de um bom conhecimento de inglês, o voluntário deve ter habilidades pedagógicas, confiança e capacidade de trabalhar em equipa, para se ocupar da área de ensino a crianças no estrangeiro.

 

Ensino a crianças em África, Ásia, Europa e América Latina

A ideia é ajudar os professores locais a planear as aulas de apoio, sendo criativos e trazendo novas ideias! Jogos de aprendizagem e pequenos projectos em particular são uma mudança bem-vinda em relação ao ensino habitual – em que o professor fala e as crianças escutam/repetem. Em qualquer caso, é importante uma boa preparação da aula e, acima de tudo, gostar de trabalhar com crianças.

 

Requisitos para o envolvimento na área educacional

Caso deseje envolver-se num projecto de voluntariado como professor de apoio, isso é possível em várias escolas do pré-escolar ou escolas de ensino básico sem pré-conhecimento necessário. Para todas as actividades de ensino com alunos a partir dos 14 anos é necessário conhecimento pedagógico prévio ou experiência prática.

Como voluntário, apoiará os professores no local. No início, geralmente o voluntário acompanha o professor e mais tarde irá assumir diferentes unidades de ensino. Os professores locais estão à disposição para qualquer questão durante todo o processo e estadia.

Além das actividades na escola, é possível participar em projecto de ensino a crianças em situação de risco. Aqui o processo e o currículo não estão claramente estruturados, pelo que é pedida maior flexibilidade.

                                          

Trabalho social em África, Ásia, Europa e América Latina

Existe também uma variedade de trabalhos na área social no estrangeiro, para voluntários dedicados, que podem contribuir de forma decisiva para a formação das novas gerações, quer possuam ou não conhecimentos prévios. O RGV permite a realização de trabalho social em África, Ásia, Europa e América Latina.

Para a realização de trabalho social voluntário no estrangeiro não precisa necessariamente de conhecimento pedagógico ou didáctico prévio.

Poderá ajudar activamente as assistentes sociais locais em várias áreas. Por exemplo, no cuidado e apoio a crianças e adultos carenciados. A maioria das instituições tem falta de pessoal, e as necessidades especiais raramente podem ser atendidas. O participante acompanha os especialistas no local, auxilia e ganha uma experiência de trabalho valiosa. As suas actividades como voluntário variam e dependem da colocação e duração da participação.

 

Requisitos para o envolvimento na área social

Para a realização de trabalho voluntário no estrangeiro na área social, os participantes devem possuir bons conhecimentos de inglês (e de espanhol, para estadia nos países da América Latina), capacidade de trabalho em equipa e grande interesse pela cultura local. Esta é a única maneira de se comunicar adequadamente com as crianças e os adultos em cada projecto. Um bem-sucedido intercâmbio e cooperação com as assistentes sociais também dependem disso.

Os participantes devem ser responsáveis, mas também independentes. Depois de uma primeira introdução, espera-se que sejam capazes de ver onde a sua ajuda é necessária, oferecê-la e agir de forma proactiva. Também é importante que mostrem sensibilidade e empatia pelo grupo-alvo com quem vão trabalhar.

A sua auto-imagem como voluntário

Como voluntário, os participantes são uma força de apoio á instituição social. Cada uma das instituições, como jardins-de-infância ou instituições para pessoas com deficiência, já conta com pessoal local formado. Em muitos casos, estas pequenas instituições funcionam com orçamentos limitados, por esta razão, muitas vezes sobrevivem com material e pessoal insuficiente. É exactamente aqui que gostaríamos de começar, com uma ajuda activa e o compromisso dos nossos voluntários, apoiando e promovendo de forma sustentável as instituições sociais.

 

PROJECTOS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO EM BEM-ESTAR ANIMAL

Nos países em que trabalhamos existe muitas vezes falta de recursos financeiros para permitir que os animais selvagens vivam uma vida protegida e apropriada à espécie. Além disso, há falta de consciencialização sobre a importância do bem-estar animal. A existência de numerosas espécies animais está gravemente ameaçada, por exemplo, pela caça ilegal ou pela poluição ambiental. Os diferentes projectos dedicados ao bem-estar animal procuram contribuir para melhorar estas circunstâncias. Todos os projectos com animais permitem que os participantes vivam uma aventureira e inesquecível experiência!

 

Projectos de vida selvagem e protecção animal em África, Ásia e Europa: A sustentabilidade do nosso trabalho em projectos no campo da protecção animal e da vida selvagem

A RGV escolhe sempre parceiros locais com cuidado. Não encontrará nenhum projecto em que possa dar biberão a felinos ou rinocerontes de estimação. A preservação da biodiversidade é o foco de todos os projectos de bem-estar animal e vida selvagem. Portanto, é importante que os animais selvagens permaneçam livres e selvagens e, se não for absolutamente necessário, o contacto com os humanos seja evitado. Animais habituados á presença humana geralmente não podem mais ser soltos na natureza.

Voluntários e ajudantes são uma componente importante para o sucesso da operação de projectos de protecção animal em todo o mundo. Os projectos que oferecemos são, portanto, cuidadosamente seleccionados, para que o participante tenha a certeza que o seu tempo e dinheiro são bem investidos. Os participantes contribuem activamente para a preservação sustentável de habitats – no mar e em terra – bem como de espécies ameaçadas de extinção. Ao mesmo tempo experienciam paisagens naturais de tirar o fôlego e aprendem factos interessantes com entusiastas activistas locais sobre a protecção e o compromisso com as espécies.

Muitos dos animais destes projectos estão na lista vermelha de espécies ameaçadas, que dá informação sobre a biodiversidade do nosso planeta e o estado de extinção de cerca de 80.000 espécies de animais e plantas. A lista é de grande importância, pois indica a necessidade de se tomarem medidas de protecção. Esta lista é actualizada regularmente pela World Conservation Union.

 

Voluntariado com animais no estrangeiro

Quando se voluntaria para um projecto com animais no estrangeiro, tem uma variedade de opções nas quais se pode envolver. As tarefas dos participantes incluem, por exemplo, cuidar dos animais, limpeza dos recintos e estábulos, e manutenção das instalações. Nos projectos de vida selvagem poderá, por exemplo, explorar o comportamento dos animais selvagens no seu habitat natural, e auxiliar em importantes medidas de protecção das espécies. Além disso, irá ganhar conhecimentos sobre cuidados veterinários e será activo no campo da educação e trabalho com visitantes.

 

Requisitos para trabalho voluntário na área de bem-estar animal

Para um trabalho voluntário na aérea do bem-estar animal, o participante deve interessar-se por animais, gostar de actividade física e de trabalhar ao ar-livre. Alguma experiência de trabalho com animais pode ser útil, no entanto, um conhecimento técnico prévio não é necessário.

A participação em projectos nos países em desenvolvimento e emergentes, traz muitos desafios consigo e uma preparação minuciosa é extremamente importante. Confie no conhecimento e experiência de mais de 17 anos dos nossos parceiros.

Mais detalhes e guias para uma preparação sólida da viagem serão apresentados, incluindo:  segurança de viagem no local, assistência médica e seguro de viagem são aspectos essenciais.

No entanto, do voluntariado internacional faz parte também uma real responsabilidade pessoal: uma acção madura e bem pensada e uma preparação minuciosa formam a base para uma estadia bem-sucedida no estrangeiro.

Abertura é a qualidade mais importante que deve ter como voluntário. Isso significa abordar a população local de forma imparcial e de mente-aberta para falar com eles e perguntar de forma independente onde poderá ser necessária a sua ajuda e o que pode fazer. Durante o seu trabalho voluntário, estará firmemente agendado como trabalhador e as equipas locais contam com o seu apoio e confiança. Com a atitude certa e uma cuidada preparação, poderá tirar o melhor proveito deste tempo como voluntário lá fora.

Nos projectos que apoiamos, as pessoas e os seus interesses são o nosso foco. Em todas as áreas que apoiamos, a colaboração em pé de igualdade com as organizações locais é particularmente importante. Os nossos voluntários não colocam em risco os empregos locais, estão apenas a apoiar instituições já existentes.

Também nos preocupamos com uma eficaz implementação e comunicação de acordo com a nossa política de protecção infantil e em conformidade há, por exemplo, a recusa de trabalho voluntário em orfanatos. Além disso, existe o compromisso de escolher adequadamente os projectos de bem-estar animal sérios e sustentáveis. Mais informações podem ser encontradas na secção ‘Sobre nós’.

 

Comprometemo-nos de forma abrangente nos nossos países-alvo.  A  equipa da RGV apoia os projectos para além da mão-de-obra de voluntários, também com doações monetárias e materiais. É dada grande importância á sustentabilidade, ao pensamento e acções responsáveis e orientadas para o futuro – tanto na Alemanha como nos países-alvo. Por exemplo, compensamos as emissões de voo através da fundação myclimate.

Outras medidas que podem garantir que o seu trabalho voluntário terá o melhor impacto positivo no projecto e país-alvo escolhido:

  • Contacto permanente: A  equipa da RGV apoia a colocação dos voluntários nos projectos mas também da sua implementação e apoio no local. Os líderes de equipa nos países-alvo estão constantemente em contacto com os projectos e em contacto diário com a sede em Munique.
  • .Evitar participações de curto prazo: a participação em projectos de trabalho social é só possível a partir de quatro semanas. Aconselhamos os voluntários a ficar mais tempo, se possível. A participação sem conhecimento prévio específico requer um período de participação de 8 semanas ou mais. Os voluntários estão habitualmente em média 2-3 meses nos projectos locais.
  • Antes de confirmar a participação, verificamos se o projecto combina consigo. Para além da inscrição pessoal poderá ser feita uma entrevista de aconselhamento com os coordenadores. Toda a informação sobre os requisitos – documento e certificados - serão passados a cada voluntário.
  • As directrizes referente á protecção de menores e orientações de comportamento devem ser assinadas por todos os participantes da partida.
  • Os nossos participantes assumem uma responsabilidade limitada em cada projecto. A principal responsabilidade recai sobre os seus funcionários permanentes.
  • Transparência de custos: mais informação sobre como os custos são distribuídos pode ser encontrada aqui.
  • Realizados regularmente, os seminários preparatórios e eventos irão ajudar os voluntários a iniciar o seu trabalho de voluntariado internacional com a abordagem certa.
  • Avaliação e controlo de qualidade: a avaliação é um processo contínuo para nós. Cada voluntário será entrevistado no final da participação e os formulários de feedback online avaliados.

 

 

O fundamento para um trabalho voluntário de sucesso no estrangeiro é ter uma avaliação realista das suas competências/habilitações, pontos fortes e muito importante: as suas próprias expectativas!

O que poderá fazer no seu projecto?

Como voluntário, especialmente sem conhecimento prévio, não se poderá fazer grande diferença ou ver os resultados do seu trabalho no imediato – a maioria dos projectos são desenhados para um impacto sustentável e de longo prazo.

Não se deixe desencorajar, porque o seu apoio é necessário em todos os nossos projectos de trabalho. Mesmo tarefas simples que os voluntários assumem vão ajudar na rotina diária, mesmo que nem sempre seja possível vê-lo no local. Esteja ciente de que o voluntariado não é o mesmo que ajuda ao desenvolvimento.

Ponha as suas próprias expectativas em segundo plano!

É importante que aborde o trabalho voluntário com a mente aberta e que reconheça a necessidade de apoio em cada projecto.

Deverá colocar em segundo plano as suas próprias ideias e expectativas em relação às suas tarefas, e colocar os interesses das pessoas do país em desenvolvimento, para o qual trabalha, em primeiro lugar.

As pessoas nos países em desenvolvimento não querem ser vistas como beneficiários passivos de ajuda. Com o seu apoio, preferimos promover o intercâmbio cultural, que tem um efeito duradouro em projectos novos e nos existentes.

O trabalho voluntário nem sempre é previsível

O trabalho social, tanto na Europa como em África, na América do Sul ou na Ásia significa enfrentar novos desafios todos os dias, muitos dos quais são inesperados e difíceis de prever – mas pode sempre envolver-se como voluntário. Especialmente em alguns destinos é importante não ver o trabalho voluntário como um pacote turístico. Há muito mais do que apenas organizar alojamento e refeições. Afinal, o nosso trabalho é mutável, sempre com base nas necessidades das organizações de cada país.

Para nós, como provedor de um trabalho voluntario flexível, o maior desafio é atender ás necessidades locais em cada projecto, bem como ás expectativas dos participantes. Esse equilíbrio só funciona se todos os envolvidos estiverem uma mente aberta, flexibilidade e, se necessário, dispostos a fazer mudanças e ajustes.

Voluntariado não são férias

Quem pensa envolver-se num programa de voluntariado internacional, deve saber que trabalho voluntário não são férias nem uma viagem de aventura.

Quando se decide ser voluntário, toma-se uma decisão consciente de apoiar activamente um projecto – e o trabalho está em primeiro plano. Haverá certamente tempo suficiente aos fins-de-semana e dias de folga para viajar com outros voluntários, mas essa não deve ser a principal motivação para fazer voluntariado no estrangeiro.

Para o participante, ser voluntário significa adaptar-se á maneira como se trabalha no local, e por exemplo, não reagir com frustração se algo demorar mais ou não correr no tempo combinado. Aborde as pessoas com abertura e adapte-se a cada situação sem preconceitos!

Para saber mais sobre os projectos RGV, os países de destino e toda a operação, recomendamos a consulta da REVISTA ONLINE RGV com mais de 250 artigos e depoimentos á sua espera.

A nossa selecção de artigos interessantes inclui:

  • é assim que vai encontrar o projecto mais adequado
  • a expectativa e a atitude certa para o seu serviço de voluntariado
  • preparação da viagem – é essencial estar bem preparado
  • tudo sobre viagens de voluntariado responsáveis
  • o seu papel como voluntário internacional
  • conhecer e respeitar adequadamente as culturas estrangeiras
  • choque cultural – prevenir e evitar
  • conselhos sobre comunicação intercultural – o que fazer e o que não fazer
  • fazer e manter amizades no estrangeiro
  • saúde e segurança em África, América Latina e Ásia

Estamos disponíveis para aconselhar da melhor forma.