Protecção da natureza e do clima na Islândia

Protecção da natureza e do clima na Islândia

Está interessado nos temas referentes às alterações climáticas e protecção ambiental e quer envolver-se activamente nesta área?

Este projecto tem tudo a ver com ‘Consciencialização e Acção Ambiental’. Esteja presente e dê o seu contributo para a protecção do ambiente e do clima! Enquanto isso, pode experienciar de perto a natureza única da Islândia e fazer contactos internacionais para o futuro.

Projeto

A mudança climática representa uma séria ameaça à natureza, aos animais e às pessoas.Com o aquecimento global, surgem cada vez mais problemas, como o degelo dos glaciares, o aumento do nível do mar e os incêndios florestais. A poluição, por exemplo, na forma de lixo no mar, nas praias e nos rios, também é um fardo pesado para a natureza. Isso torna ainda mais importante promover activamente a protecção ambiental para combatermos juntos as mudanças climáticas. 

Este local que recebe voluntários na Islândia foi fundado em 2005, como uma organização voluntária não-governamental e sem fins lucrativos, com um foco internacional. A organização concentra-se principalmente na promoção da protecção ambiental e consciencialização ambiental, compreensão intercultural e paz por meio de trabalho voluntário em projectos sociais, culturais e ecológicos na Islândia.

Do projecto fazem parte uma série de acampamentos organizados localmente, com voluntários em cooperação com vários parceiros. Trata-se particularmente de aumentar a consciencialização sobre as questões ambientais actuais e incentivar os voluntários a tornarem-se activos! 

A agência também está a trabalhar com o Ministério do Meio Ambiente da Islândia, a Agência Ambiental da Islândia e outros parceiros para aumentar a consciencialização sobre a poluição marinha e os resíduos plásticos e envolver voluntários em actividades de limpeza em todo o país. 

A organização vê como objectivo informar as pessoas de todas as idades e origens culturais e sociais sobre questões ambientais, capacitá-las e ampliar os seus horizontes. Outra meta para os próximos anos é contribuir para um projecto nacional de limpeza da costa islandesa.

Este projecto permite que os voluntários aprendam mais sobre questões ambientais globais e locais por meio de várias actividades, como workshops, discussões, apresentações e visitas que contribuam directamente para a protecção ambiental participando em limpezas externas.

O programa combina aprendizagem, intercâmbio, actividades práticas e excursões para conhecer a Islândia, Reykjavík e as impressionantes atracções naturais. A população local também deve ser envolvida, o que significa que alguns dos eventos também podem ser abertos ao público. A equipa espera que os voluntários se inspirem no projecto e ganhem uma experiência valiosa para iniciar seus próprios projectos e campanhas nos seus países.

As tarefas concretas são muito diversas. Estas incluem, por exemplo, campanhas de recolha de lixo, plantação de árvores e jardinagem. Os voluntários podem também envolver-se na área social e ajudar na distribuição de alimentos a carenciados ou numa loja de artigos usados.
É costume trabalhar cerca de 7 a 8 horas por dia, com uma pausa para o almoço. No entanto, o seu horário de trabalho no projecto pode variar, especialmente em dias com passeios ou excursões mais longas. O trabalho ocorre no máximo cinco dias por semana, sendo os fins-de-semana geralmente livres. No entanto, também pode acontecer que o trabalho seja feito no fim-de-semana e os voluntários tenham outros dois dias de folga.

Em geral, o voluntário deve ser flexível, pois o horário de trabalho pode mudar espontaneamente por exemplo devido às condições climáticas. Um dia no projecto poderia ser por exemplo: de manhã dedica-se a várias actividades de protecção ambiental, como praia ou limpeza urbana, os workshops e discussões acontecem no período da tarde. À noite, de vez em quando, haverá noites de cinema com documentários ambientais ou palestras. Nos outros dias, participará em excursões que podem durar o dia inteiro ou deixar a tarde para fazer o que quiser.
No projecto terá a oportunidade de visitar algumas organizações locais, museus e exposições relacionadas com a natureza e protecção ambiental. Por exemplo, há uma excursão conjunta a uma das maiores centrais geotérmicas do mundo, onde pode verificar em primeira mão como a energia ecológica e sustentável é produzida aqui. Da mesma forma, por exemplo, a exposição sobre as baleias da Islândia, com modelos em tamanho real dos animais, explica as suas vidas e a influência dos humanos na sua existência. Estas actividades estão sujeitas às condições meteorológicas e à disponibilidade do parceiro e não podem ser garantidas em todas as estadias.

Além disso, passeios de um dia para alguns dos pontos turísticos mais importantes da Islândia também estão previstos no projecto. Como o “Golden Circle Tour, um passeio no qual pode descobrir não apenas a natureza espectacular da Islândia, com todas as suas quedas de água, vulcões, géiseres e fontes termais, mas também locais culturais centenários dos vikings. Também faz parte do projecto uma viagem de um dia à costa sul da Islândia e às suas praias de areia preta, formações rochosas bizarras, falésias e quedas de água.
Não são necessários conhecimentos prévios especiais, mas o interesse pelas questões ambientais é importante.

Deve estar preparado para passar muito tempo ao ar livre e, por exemplo, caminhar longas distâncias durante as actividades de limpeza. Dependendo do clima, também podem ocorrer mudanças espontâneas nos planos de trabalho e lazer, por isso também deverá ser flexível quanto a isso. Para o intercâmbio mútuo no projecto, faz sentido que os voluntários possam relatar questões ambientais dos seus países para discuti-las em conjunto.

 

Percurso

Depois de chegar ao aeroporto, terá um membro da equipa à sua espera em Reykjavík e será levado até ao alojamento. A viagem dura cerca de 45 minutos, na qual já terá uma pequena impressão da natureza e da capital da Islândia.
O programa de orientação começa na primeira noite e continua no dia seguinte. Conhecerá os membros da equipa e os outros voluntários e será apresentado ao trabalho da organização e às diversas actividades do projecto. As regras da residências as expectativas mútuas também são discutidas.
No dia seguinte começa o trabalho. Dirige-se para o local do projecto com um membro da equipa, e os coordenadores no local darão uma breve introdução ao cronograma e às tarefas para que possam começar todos juntos.

Localização

A nação insular da Islândia está localizada no extremo noroeste da Europa, logo abaixo ao Círculo Polar Árctico. A ilha fica exactamente na cordilheira meso atlântica, que marca a fronteira das placas da Eurásia e da América do Norte, dando ao país uma participação geológica de ambos os continentes.

As paisagens espectaculares da maior ilha vulcânica do mundo são caracterizadas pelo vulcanismo activo e pela localização norte da ilha. Praias negras como breu encontram campos de lava verde-musgo e lagos glaciares de um azul profundo. Fiordes irregulares ao longo da costa são acompanhados por fontes termais coloridas, géiseres borbulhantes e poderosas quedas de água no interior.

No verão e no inverno, a Islândia também é palco de dois espectáculos naturais fascinantes: o fenómeno do sol da meia-noite, que nunca se põe totalmente na época do solstício de verão, e as famosas luzes do norte, que iluminam as longas noites da estação escura sob uma luz mística.

Com cerca de 360.000 habitantes, a Islândia é o país menos populoso da Europa. Na verdade, a ilha agora é habitada por mais ovelhas do que pessoas. Cerca de metade da população vive na área de Reykjavik. A capital oferece uma cultura emocionante, cena artística, muitos museus, bares e lojas que pode explorar.

Alojamento

Todos os participantes irão morar juntos, numa casa de voluntários em Reykjavik. A casa oferece espaço para um total de 20 voluntários, que são distribuídos por cinco quartos compartilhados, cada um com dois, quatro ou seis camas. A pedido, é possível dividir os quartos por género.

A casa é básica, com cozinha, chuveiros e máquina de lavar. No entanto, não há ligação wi-fi. Na cidade encontram-se muitos cafés com ligação gratuita. Os voluntários recebem alimentação, mas são responsáveis ​​por cozinhar e limpar a residência. Não se esqueça de apresentar pratos típicos, receitas, jogos ou filmes para a noite intercultural planeada com voluntários de outros países de origem.

Nas imediações do alojamento existem várias lojas para as necessidades diárias, bem como muitos restaurantes e cafés. A paragem de autocarro mais próxima também não está longe. Os voluntários caminham ou são levados de carro para os vários locais. As distâncias variam entre uma caminhada de dez minutos e duas horas de carro.

A equipa local

Uma grande equipa internacional espera por si no projecto da Islândia.

Geralmente é a Carolina que cuida da coordenação de voluntários e direcção dos projectos. Ela trabalha com a organização desde 2017. 

Leonardo é responsável pelos projectos individuais e está connosco desde 2020. Ambos estão ansiosos para conhecê-lo e fazer a diferença juntos!