Protecção ambiental e da vida selvagem na Grécia

Protecção ambiental e da vida selvagem na Grécia

As mudanças climáticas, a pesca industrial e a destruição de habitats naturais levaram as tartarugas marinhas à beira da extinção em todo o mundo. Deseja envolver-se na protecção destes fascinantes répteis? Então o projecto das tartarugas em Creta é definitivamente o lugar certo para si.

Aqui terá oportunidade de fazer pesquisas, educação e operações de resgate de animais em extinção e, ao mesmo tempo, explorar uma das mais belas ilhas do Mediterrâneo.

Projeto

O local de trabalho é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para proteger as tartarugas marinhas em toda a Grécia. A instalação existe há quase 40 anos e é, portanto, uma das mais antigas e experientes nesta área. Para proteger os répteis, a organização baseia-se em três pilares: monitorar as tartarugas para fins de pesquisa, resgatar e cuidar de animais feridos em santuários próprios, e trabalho educativo com moradores e turistas. A organização sem fins lucrativos é apoiada através do trabalho de inúmeros voluntários de todo o mundo todos os anos.

Devido ao turismo de massa, á poluição ambiental e destruição de áreas naturais, mais e mais habitats de tartarugas foram-se perdendo. E a pesca e as mudanças climáticas também tornam as coisas difíceis para os animais. O resultado: seis das sete espécies de tartarugas marinhas do mundo estão ameaçadas de extinção. Isso faz destes répteis uma das espécies mais ameaçadas de todas. É ainda mais importante fazer algo rapidamente para protegê-los. 

Na Europa, a área do Mediterrâneo oriental em torno do seu local de implantação é de particular importância. Porquê? Aqui estão os principais locais de procriação de muitas espécies de tartarugas.

O objectivo da organização é pesquisar melhor as tartarugas para poder proteger ninhos, animais (jovens) e habitats de forma mais eficaz. Além disso, o maior número possível de animais feridos ou doentes deve ser resgatado, tratado e devolvido à natureza. Para melhorar a situação das tartarugas marinhas a longo prazo, a conscientização da população local e dos turistas em Creta também desempenha um papel importante.

Dependendo de onde a sua ajuda é mais útil, o seu apoio poderá ser necessário em todas as áreas da organização. As tarefas possíveis incluem, por exemplo:

• Vigilância diurna e nocturna de praias e incubadoras; • Apoio à pesquisa: recolha e registo de dados; • Diálogo com moradores e turistas; • Sensibilização e angariação de fundos; • Desenvolvimento e implementação de soluções práticas para proteger as tartarugas, compatíveis com a realidade de vida dos habitantes locais;
Na sua missão em Creta, normalmente trabalhará seis horas por dia. Cada participante discutirá as suas tarefas exactas e horas de trabalho com o seu coordenador local. Como o trabalho ocorre em turnos diferentes, os voluntários também podem estar ocupados à noite ou aos fins-de-semana. Mas não se preocupe, com certeza terá tempo livre suficiente para explorar a ilha.

Para participar não precisa ter nenhuma experiência anterior ou conhecimento especializado para trabalhar neste projecto das tartarugas marinhas. No entanto, deve gostar do trabalho em equipa e enfrentar todas as suas tarefas com muita motivação e compromisso. Simpatia e muito amor pelos animais também são uma vantagem na hora de escolher este projecto.

 

Percurso

À chegada ao Aeroporto de Heraklion, terá á sua espera um membro da equipa que o levará directamente até ao local do projecto. Lá irá conhecer primeiro o ambiente, o seu novo local de residência e trabalho, bem como os seus colegas.

A equipa da Turtle Organization está à sua disposição no local, assim como e nossa equipa RGV no local também estará presente e disponível para si a qualquer momento.
O programa de orientação começa no dia seguinte à chegada. Aqui irá aprender tudo o que precisa saber sobre como trabalhar no projecto. A equipa explicará todos os aspectos do seu programa e actividades possíveis. Também será instruído das suas tarefas. Além disso, o programa de orientação também contém informações importantes sobre a vida quotidiana no local, aspectos culturais e regras da casa.
No início do projecto as horas exactas de trabalho serão discutidas consigo. No primeiro dia irá conhecer os funcionários e os processos de trabalho e será informado sobre suas tarefas. A nossa equipa local estará ao seu lado durante toda a sua estadia em Creta. Portanto, se tiver alguma dúvida ou problema, pode sempre entrar em contacto.

Localização

Creta está localizada no sul do Mar Egeu e é a maior ilha grega. Oferece uma natureza de tirar a respiração, com altas montanhas e desfiladeiros selvagens. A ilha é como uma pequena versão do continente. Encontram-se belas aldeias originais, grandes cidades, montanhas e mar. Misturando o antigo com o novo, a serra com o mar, a ilha reúne tantas vantagens comparativas que é hoje um dos destinos turísticos mais procurados da Europa.

O aroma de tomilho, sálvia e orégãos enche o ar devido ao cultivo de ervas aromáticas. A agricultura de Creta é usada principalmente para o cultivo de vinho, oliveira e frutas e podem-se admirar videiras e oliveiras em todos os lugares. A ilha é um dos maiores exportadores de azeite da UE e uma das oliveiras mais antigas do mundo pode ser encontrada perto de Kavousi, no nordeste de Creta. 

Administrativamente, Creta é dividida em quatro regiões: Heraklion, Chania, Rethymnon e Lassithi. Heraklion é a maior cidade da ilha e sua capital – uma cidade vibrante cheia de estudantes e jovens, onde a organização também está sediada. 

Aqui pode combinar trabalho com férias e diversão. Com certeza o seu trabalho voluntário ficará marcado para sempre na sua memória!

Em Creta, a ilha dos deuses, não irá com certeza ficar entediado. Certifique-se que tem algum tempo após o trabalho no projecto para explorar a maior ilha da Grécia. Heraklion, a capital de Creta, fica a cerca de doze quilómetros do local do projecto. Os destaques da cidade são definitivamente o seu belo porto veneziano, a histórica cidade velha e a atracção por excelência em Creta: o palácio de Knossos. Lá aprenderá sobre os mitos mais conhecidos sobre o Minotauro, descobrirá o labirinto e aprenderá mais sobre a história da civilização jónica. A propósito: a entrada no palácio é gratuita para voluntários menores de 25 anos. Fale com a nossa equipa sobre isso.

Gostaria de absorver ainda mais conhecimento histórico? Então aproveite para visitar o Museu Arqueológico de Heraklion. O museu está repleto de achados do período minóico. A hora é considerada a hora do nascimento da cultura europeia. Pode ainda fazer uma viagem à cidade para Chania – considerada uma das cidades mais bonitas da ilha, com seu porto veneziano, um farol, a antiga cidade velha e a Mesquita Hasan Pasha.

Creta também é um lugar ideal para os amantes da natureza com sua natureza deslumbrante, montanhas altas e desfiladeiros profundos. O desfiladeiro de Samaria é um dos maiores desfiladeiros da Europa e definitivamente o lugar ideal para fazer caminhadas em Creta. Igualmente emocionante para caminhadas é a segunda maior montanha de Creta, Pachnes. Encontra-se nas montanhas brancas e impressiona pela sua bizarra paisagem lunar.

Mas se gosta de praia, Creta também não o irá decepcionar. Por exemplo, visite Preveli Beach. Esta praia é uma oportunidade popular para fotos, já que uma rocha em forma de coração se projecta para fora da água. Encontrará outro recurso especial na praia de Elafonisi. Aqui, a água azul-turquesa encontra a areia rosa. Definitivamente imperdível!

Alojamento

O seu alojamento em Creta será num acampamento de voluntários. Há espaço para até 20 voluntários em tendas, que cada um traz consigo. Existe ligação wi-fi em todo o acampamento, onde também se encontram telefones, máquinas de lavar (que funcionam com moedas) e armários gratuitos para os seus objectos pessoais de valor. As instalações sanitárias estão bem equipadas e os chuveiros têm água quente.

Do acampamento é possível caminhar até ao local de atribuição do projecto, localizados a apenas 5 a 10 minutos. Lojas, restaurantes, bares e a praia estão todos a curta distância. A melhor maneira de chegar à próxima cidade, que fica a cerca de três quilómetros de distância, é de autocarro público. A área em redor do alojamento é geralmente considerada segura e permite que os participantes se desloquem a pé e em segurança.