Trabalho Social com crianças em Cusco

Centro infantil em Cusco

Se é comprometido e tem apetência natural para idiomas, jeito para trabalhos manuais e gosta de se envolver em projectos sociais, se também é fã do Peru e sempre quis conhecer o país e as pessoas da América Latina – então este programa de voluntariado é realmente perfeito!

O voluntário apoiará as crianças nas tarefas domésticas diárias e na preparação de refeições, dará cursos de informática (Word, Excel e Power Point para crianças), trabalhará no site e ajudará na angariação de fundos e, dependendo de suas próprias habilidades, oferecerá aulas de futebol, panificação ou oficinas de pastelaria. 

Projeto

Este programa de voluntariado cuida de crianças resgatadas de violência familiar e abandonadas nas ruas. Os objectivos é que sejam capazes de viver uma vida normal com a possibilidade de ter um futuro seguro e profissionalmente bem-sucedido. O voluntário pode envolver-se em diferentes áreas. As crianças precisam ser ensinadas, especialmente em inglês, e devem aprender várias competências de forma a estarem bem preparadas para a sua futura vida profissional, isso também inclui o trabalho manual. Os custos de alimentação, saúde e materiais de aprendizagem para as crianças (livros, canetas, tintas, etc.) devem ser cobertos – por isso seria óptimo se os voluntários puderem levar algum material escolar.

A organização não-governamental e sem fins lucrativos é auto-suficiente e vive de doações e da ajuda de voluntários.

Para poder participar deste projecto voluntário, não é imprescindível nenhum conhecimento especial. As crianças devem aprender inglês, é esperado que se dê ajuda com os trabalhos de casa e também apoio aos pacientes. As tarefas incluem ainda ajudar as crianças nas tarefas domésticas diárias e na preparação das refeições. - Cursos de informática: Word, Excel, Power Point para crianças. - Workshops: Panificação e Pastelaria Há também uma elevada procura de especialistas, como psicólogos para as crianças e suas famílias. Agricultores e veterinários também podem envolver-se neste projecto e ajudar na colheita e na criação de animais.

Os voluntários costumam chegar à casa por volta das 12h e são designados para as suas tarefas de acordo com as necessidades diárias. Além de cuidar das crianças, o trabalho também pode incluir outras actividades como jardinagem, limpeza de prédios ou promoção da presença na Internet. As crianças chegam ao Centro Infantil depois das aulas, por volta das 12h30, e costumam ficar até por volta das 16h30. Os voluntários trabalham no orfanato de terça a sábado. O local do voluntário fica a 30 minutos do seu alojamento. A deslocação é feita de autocarro, o custo é de 6 soles por dia (1,25 euros ida e volta).
A qualidade de vida de crianças e jovens deve ser melhorada. Devem ser educados de tal forma que mais tarde possam encontrar um trabalho que os torne independentes. As crianças devem ser capazes de descobrir os seus próprios talentos, desenvolvê-los e utilizá-los na vida profissional. As crianças devem receber um lar que lhes ofereça todas as coisas que deveriam ter como certas e que antes lhes eram negadas: educação, saúde, alimentação, amor, aceitação e compreensão.

 

Percurso

À chegada ao aeroporto de Lima ou Cusco, um membro da equipa RGV irá ao seu encontro na saída, após a recolha da bagagem. Dependendo do trânsito, a viagem até ao alojamento demora cerca de meia hora. Após a chegada ao alojamento, tem até à manhã seguinte para conhecer o novo ambiente e recuperar da longa viagem.
A imersão interactiva de cinco dias começa na segunda-feira após sua chegada ao Peru, iniciando o Curso de Língua e Orientação (5 horas por dia). Aqui será dada a oportunidade de actualizar seus conhecimentos de espanhol e conhecer a vida quotidiana peruana através de excursões conjuntas.
Na manhã seguinte à conclusão do curso de idiomas e orientação em Lima, o voluntário viaja de autocarro ou de avião para Cusco. A cidade dos Andes fica a cerca de 1.100 quilómetros de Lima – são cerca de 19 horas de autocarro ou cerca de 60 minutos de avião. Basta falar connosco sobre as várias opções - teremos todo o gosto em ajudá-lo a escolher o tipo de viagem mais adequada para si. Em Cusco, será recebido por um membro da equipa e levado para a casa dos voluntários ou família anfitriã, onde receberá um briefing.
Após a primeira noite em Cusco, inicia-se o trabalho no projecto. No primeiro dia de trabalho, um membro da equipa ou outros voluntários irão acompanhá-lo ao local do projecto. Nas instalações, o participante será apresentado à pessoa de contacto que lhe dará as instruções necessárias.

Localização

A cidade andina de Cusco é famosa pela sua história conturbada e sua proximidade com a cidade inca de Machu Picchu. A cidade em ruínas fica a cerca de 75 quilómetros a noroeste de Cusco.

Na constituição do Peru, Cusco é até mencionado como ‘Capital histórica’. Tem cerca de 3400 residentes e está a 430.000 metros acima do nível do mar com um clima predominantemente seco e ameno.

Cusco foi a capital dos Incas até a Inquisição Espanhola. Dentro e ao redor da cidade encontram-se inúmeras relíquias e vestígios dessa cultura. O centro da cidade, no entanto, é caracterizado pelo estilo arquitectónico dos mestres coloniais espanhóis. Esta mistura interessante torna Cusco e a sua arquitectura um local fascinante, e foi considerado Património Mundial da UNESCO em 1983.

Plaza de las Armas

A independência do Peru foi proclamada neste local histórico em 1814. A praça é o coração arquitectónico da cidade. Vários eventos culturais são realizados regularmente aqui. Na praça erguem-se importantes edifícios urbanos como a Catedral e o Templo de la Companía de Jesús.

Bairro de San Blas

Nas ruelas estreitas e íngremes do pitoresco bairro, descobre o famoso artesanato Peruano.

Rua Hatun Rumiyuq

A movimentada rua liga a Plaza de las Armas ao Bairro de San Blas. Aqui estão vários edifícios magníficos: entre outras coisas, o Palácio do governante inca – Inca Roca, que agora faz parte do palácio do bispo.

Coricancha

Este foi o templo mais importante dos Incas, onde se realizavam várias cerimónias. Traduzido, o nome significa ‘templo de ouro’, o que nos diz que sua fachada era parcialmente coberta com placas de ouro na época dos incas. Durante a Conquista, os espanhóis destruíram em grande parte o templo e, eventualmente, construíram o Mosteiro de Santo Domingo nas suas ruínas. Somente após o terremoto devastador em 1950, as ruínas do templo, que podem ser vistas novamente hoje, foram descobertas.

Machu Picchu

Cusco é o ponto de partida para os passeios a Machu Picchu. A cidade em ruínas fica a 75 quilómetros a noroeste de Cusco. Portanto, é aconselhável fazer uma curta viagem da cidade aos restos mundialmente famosos da cidade inca. Pode optar como a maioria dos visitantes, pelo comboio Inkarail para a cidade arruinada. Para os caminheiros experientes existe um percurso pedestre. Se for um caminheiro em forma, a subida de dois dias de Cusco a Machu Picchu definitivamente vale a pena! Recomendamos que se informe mais sobre isso com antecedência e que tente comprar os bilhetes atempadamente. Poderá obter mais informações aqui: Machu Picchu – cidade nas nuvens

Alojamento

São dois apartamentos no mesmo edifício, cada um com sala de estar e jantar, cozinha, duas casas de banho com água quente todo o dia, lavandaria, três quartos com roupeiros. As casas no Peru não têm aquecimento, e internet está disponível.  A casa pode alojar até seis voluntários. Há um quarto individual (suplemento adicional), um quarto com duas camas e um quarto com três camas e uma casa de banho. 

A casa fica a 30 minutos do centro da cidade, onde se encontram, restaurantes, agências de viagens, postos de turismo e o centro histórico com atracções turísticas como ruínas e museus. Próximo da casa existem ginásios, lavandarias, clínicas, igrejas, farmácias, parques, escolas, centros comerciais com cinemas, mercados tradicionais e supermercados.  Bancos, casas de câmbio e esquadra da polícia também estão nas imediações da casa. As províncias mais próximas são Saylla, Tipon e Oropesa (20 minutos de autocarro).

O bairro onde a casa está localizada é muito seguro.

Observe sempre as regras gerais da casa. Os horários e boas maneiras devem ser mantidos e respeitados. Os voluntários são responsáveis ​​pela limpeza de seus próprios quartos; a equipa de limpeza vem a cada duas semanas. Na cozinha, cada um lava a própria louça e, claro, deixa cada divisão como a encontrou.  A máquina de lavar na lavandaria pode ser usada pelos voluntários mediante agendamento. O percurso até ao local de trabalho pode ser feito a pé ou de autocarro (dependendo do projecto). A distância máxima é de 40 minutos de autocarro e o custo é de 2 a 3 sóis (cerca de 60 cêntimos).