Trabalho Social com crianças num abrigo para mulheres em Cusco

Abrigo para mulheres em Cusco

O projecto consiste em cuidar de bebés e crianças numa casa-abrigo para mulheres.

Localizado em Cusco, este abrigo protege e acompanha jovens mães em situações complicadas ou que tenham sofrido agressões e/ou violência doméstica. Enquanto as mulheres estudam ou trabalham, os voluntários são cuidadores dos seus filhos.

Projeto

Este projecto visa criar novas perspectivas para jovens mães rejeitadas.

No Peru haverá muitos mulheres jovens e meninas grávidas resultantes de violações e parcialmente rejeitadas pelas suas famílias. Estas jovens ficam isoladas socialmente, sozinhas mas não desistem dos seus filhos. Este abrigo para mulheres em Cusco oferece um novo lar para mães menores de idade: para além de alojamento gratuito, cuidados médicos, atendimento psicológico e a possibilidade de obterem formação de modo a no futuro conseguirem cuidar dos seus filhos de forma autónoma.

Com o apoio deste abrigo, as jovens Mães podem voltar à escola, uma vez que devido à gravidez, muitas das jovens e meninas acabam por desistir de estudar.

Este abrigo torna-se também a casa das crianças. As jovens têm a oportunidade de aceitar a maternidade, sem terem de abdicar da sua vida de adolescente. O projecto não é apenas um apoio para as mulheres, também dá às crianças a oportunidade de crescer em condições protegidas e junto das suas mães. Desta forma, desejam oferecer à próxima geração o ambiente necessário para poder levar uma vida autoconfiante e autónoma.

As tarefas são variadas, o voluntário pode ajudar na creche com as crianças mais pequenas, através de brincadeiras, pinturas, e também ajudam nos banhos e refeições. Aos voluntários pode também ser pedido que dêem aulas aos alunos mais velhos, organizem workshops temáticos de artesanato, etc. A estas tarefas podem ainda ser acrescentadas outras relacionadas com limpezas e refeições.

Além das referidas anteriormente, os voluntários também apoiam no abrigo para mulheres em várias outras áreas: por exemplo, ajudar nas oficinas de trabalho de joalharia ou têxteis.

O voluntário trabalha entre 4 e 8 horas por dia, de segunda a sexta-feira, de acordo com as indicações da direcção do abrigo e dependendo da situação.

 

Percurso

Na chegada ao aeroporto de Lima ou Cusco, um membro da equipa RGV irá ao seu encontro na saída, após a recolha da bagagem. Dependendo do trânsito, a viagem até ao alojamento demora cerca de meia hora. Após a chegada ao alojamento, tem até à manhã seguinte para conhecer o novo ambiente e recuperar da longa viagem.
A imersão interactiva de cinco dias começa na segunda-feira após sua chegada ao Peru, iniciando o Curso de Língua e Orientação (5 horas por dia). Aqui será dada a oportunidade de actualizar os seus conhecimentos de espanhol e conhecer a vida quotidiana peruana através de excursões conjuntas.
Na manhã seguinte à conclusão do seu curso de idiomas e orientação em Lima, o voluntário viaja de autocarro ou avião para Cusco. A cidade dos Andes fica a cerca de 1.100 quilómetros de Lima – são cerca de 19 horas de autocarro ou cerca de 60 minutos de avião. Basta falar connosco sobre as várias opções - teremos todo o gosto em ajudá-lo a escolher o tipo de viagem mais adequado para si. Em Cusco, será recebido por um membro da equipa e levado para a casa dos voluntários ou família anfitriã, onde receberá um briefing.
Após a primeira noite em Cusco, inicia-se o trabalho no projecto. No primeiro dia de trabalho, um membro da equipa ou outros voluntários irão acompanhá-lo ao local do projecto. Nas instalações, o participante será apresentado à pessoa de contacto que lhe dará as instruções necessárias.

Localização

A cidade andina de Cusco é famosa pela sua história conturbada e sua proximidade com a cidade inca de Machu Picchu. A cidade em ruínas fica a cerca de 75 quilómetros a noroeste de Cusco.

Na constituição do Peru, Cusco é até mencionado como ‘Capital histórica’. Tem cerca de 3400 residentes e está a 430.000 metros acima do nível do mar com um clima predominantemente seco e ameno.

Cusco foi a capital dos Incas até a Inquisição Espanhola. Dentro e ao redor da cidade encontram-se inúmeras relíquias e vestígios dessa cultura. O centro da cidade, no entanto, é caracterizado pelo estilo arquitectónico dos mestres coloniais espanhóis. Esta mistura interessante torna Cusco e a sua arquitectura um local fascinante, e foi considerado Património Mundial da UNESCO em 1983.

Plaza de las Armas

A independência do Peru foi proclamada neste local histórico em 1814. A praça é o coração arquitectónico da cidade. Vários eventos culturais são realizados regularmente aqui. Na praça erguem-se importantes edifícios urbanos como a Catedral e o Templo de la Companía de Jesús.

Bairro de San Blas

Nas ruelas estreitas e íngremes do pitoresco bairro, descobre o famoso artesanato Peruano.

Rua Hatun Rumiyuq

A movimentada rua liga a Plaza de las Armas ao Bairro de San Blas. Aqui estão vários edifícios magníficos: entre outras coisas, o Palácio do governante inca – Inca Roca, que agora faz parte do palácio do bispo.

Coricancha

Este foi o templo mais importante dos Incas, onde se realizavam várias cerimónias. Traduzido, o nome significa ‘templo de ouro’, o que nos diz que sua fachada era parcialmente coberta com placas de ouro na época dos incas. Durante a Conquista, os espanhóis destruíram em grande parte o templo e, eventualmente, construíram o Mosteiro de Santo Domingo nas suas ruínas. Somente após o terremoto devastador em 1950, as ruínas do templo, que podem ser vistas novamente hoje, foram descobertas.

Machu Picchu

Cusco é o ponto de partida para os passeios a Machu Picchu. A cidade em ruínas fica a 75 quilómetros a noroeste de Cusco. Portanto, é aconselhável fazer uma curta viagem da cidade aos restos mundialmente famosos da cidade inca. Pode optar como a maioria dos visitantes, pelo comboio Inkarail para a cidade arruinada. Para os caminheiros experientes existe um percurso pedestre. Se for um caminheiro em forma, a subida de dois dias de Cusco a Machu Picchu definitivamente vale a pena! Recomendamos que se informe mais sobre isso com antecedência e que tente comprar os bilhetes atempadamente. Poderá obter mais informações aqui: Machu Picchu – cidade nas nuvens

Alojamento

Ficando alojado numa família anfitriã, a casa oferece habitualmente uma zona de estar e jantar, uma cozinha, duas casas de banho (uma para os voluntários e outra para a família), uma lavandaria e três quartos. As casas no Peru não têm aquecimento, e internet está disponível.  A família local pode hospedar até dois voluntários do mesmo sexo. Não há serviço de limpeza – cada pessoa lava sua própria roupa / louça. 

A casa fica a 10 minutos do centro da cidade, onde se encontram, restaurantes, agências de viagens, postos de turismo e o centro histórico com atracções turísticas como ruínas e museus. Próximo da casa existem ginásios, lavandarias, clínicas, igrejas, farmácias, parques, escolas, centros comerciais com cinemas, mercados tradicionais e supermercados.  As províncias mais próximas são Saylla, Tipon e Oropesa (40 minutos de autocarro). Em uma hora de autocarro pode chegar até ao Vale Sagrado dos Incas e outros pontos turísticos.

O bairro onde a casa está localizada é muito seguro.

O percurso até ao local de trabalho, pode ser feito a pé ou de autocarro (dependendo do projecto). A distância máxima é de 40 minutos de autocarro e o custo é de 1 sol (cerca de 20 cêntimos).