Voluntariado num Santuário de animais na Costa Rica

Santuário de animais na Costa Rica

O santuário cuida com carinho de preguiças, quatis e quincajus, várias espécies de macacos e outros animais nativos da Costa Rica. Apoie a organização cuidando dos animais e seja criativo para manter as preguiças, ursos e macacos ocupados. 

Projeto

Esta é uma organização sem fins lucrativos que não é apoiada pelo governo e está comprometida com o bem-estar de todos os animais na Costa Rica desde 2010.

O objectivo do santuário é proteger e ajudar os animais ameaçados de extinção na Costa Rica, a organização garante que os animais feridos se recuperam bem no centro.

Enquanto isso, o santuário é principalmente um lar para algumas preguiças, mas também para muitos macacos, quatis, quincajus e algumas outras espécies animais. No total, a organização cuida de mais de 200 animais através de cuidados de alimentação e atendimento veterinário.

Animais feridos são frequentemente encontrados por moradores, turistas ou voluntários e levados ao santuário para serem cuidados. Estes são principalmente animais pequenos ou jovens que perderam a mãe e não seriam capazes de sobreviver por conta própria.

Infelizmente, alguns animais não podem ser soltos na natureza mesmo depois de receberem cuidados médicos e, portanto, permanecem no santuário, onde é garantida a melhor qualidade de vida possível para os animais.

No centro, os animais são examinados por veterinários e é determinada a melhor forma de ajudar o respectivo animal. Embora o cuidado e o tratamento estejam principalmente nas mãos da equipa permanente, os voluntários são uma grande ajuda e, dependendo da experiência anterior, ficam felizes em assumir algumas tarefas.

Como sempre há muito o que fazer no santuário, voluntários motivados e responsáveis são muito necessários.

As responsabilidades dos voluntários incluem preparar comida, limpar, manter os recintos e criar e construir brinquedos para manter os animais ocupados e activos. As actividades vão variando todos os dias para que os dias não sejam monótonos.

Os dias de trabalho começam cedo, com o pequeno-almoço às 7h30. Por volta das 8h45 há uma reunião matinal com todos, na qual são esclarecidas e distribuídas as próximas tarefas, começando o trabalho imediatamente depois. O trabalho geralmente inclui limpar os recintos com ancinho e varrer e fornecer água e comida aos animais. Todos os dias prestam-se cuidados a diferentes animais e as tarefas são alternadas entre os voluntários. Regar o jardim também faz parte das tarefas matinais, por exemplo.

Depois de almoço, a partir das 13h30 haverá mais uma reunião de equipa para discutir as tarefas. Em seguida, inicia-se o trabalho da tarde, que inclui a preparação da ração, à semelhança da manhã. Pelo meio há várias actividades, até às 16h a maioria dos animais já foi alimentada. Os galhos também devem ser recolhidos e colocados nos recintos dos macacos e preguiças, por exemplo, para que brinquem com eles ou comam as folhas.

Após o trabalho da tarde há jantar às 18h. Depois do jantar, a noite é livre e muitas vezes toda a equipa se reúne em volta de uma fogueira para conversar e jogar alguns jogos.
Todos os voluntários têm um dia de folga por semana e poderão fazer excursões com outros voluntários. San José não está muito longe e, portanto, é ideal para passeios turísticos e a costa do Pacífico também pode ser alcançada em apenas uma hora. A melhor maneira de chegar às cidades vizinhas é de autocarro ou táxi.
A principal língua falada no projecto é o inglês, mas será útil poder comunicar com a população local se tiver conhecimento básico de espanhol.

Não é necessária nenhuma experiência anterior para participar do projecto, basta ser amante dos animais e gostar de trabalhar com animais. Além disso, pode deixar os seus talentos pessoais fluírem maravilhosamente para o projecto.

É recomendado trazer sapatos resistentes para o trabalho. Também recomendamos que tenha uma lanterna para que se possa orientar no escuro.

 

Percurso

Na chegada ao Aeroporto San José Juan Santamaría, um membro da equipa RGV irá recebê-lo e levá-lo ao seu primeiro alojamento.

No domingo terá de se dirigir ao local de trabalho, seja de transporte público ou a equipa poderá levá-lo. Estarão à sua espera no projecto durante a tarde de domingo. Os custos de viagem estão incluídos nos serviços (custo de 180 USD).
Se reservou o nosso curso de línguas, será levado para o seu alojamento (casa de estudantes) em San José. A viagem demora cerca de meia hora, dependendo do trânsito. O curso de idiomas começará na segunda-feira seguinte.

Localização

San José fica sensivelmente no centro da Costa Rica. A partir daqui terá a oportunidade de viajar para todas as regiões do país em poucas horas. A população de San José é de aproximadamente 340.000 pessoas/1,6 milhão em toda a área metropolitana! A cidade fica a 1.146 metros de altitude, o que significa que desfruta de um clima agradável de primavera durante todo o ano.

San José está inserida na maravilhosa natureza da Costa Rica. Definitivamente, poderá planear passeios de um dia para plantações de café e cascatas. Outro destaque é o parque nacional próximo do vulcão Poás. Aqui pode não só admirar um vulcão activo e as suas lagoas, mas também obter uma visão geral da flora e fauna da Costa Rica. Viagens regulares à praia também são obrigatórias. San José tem uma localização central e oferece a escolha entre as costas do Pacífico e do Caribe. Dependendo do seu destino, são precisas de 2 a 4 horas para chegar ao mar e aproveitar o sol.

Alojamento

Os voluntários dormem em dormitórios separados por género no terreno do santuário. Também na propriedade há uma piscina, sala de refeições e cozinha completa (frigorifico e microondas disponíveis para uso voluntário).

Ambos os dormitórios têm 6 beliches cada, o que significa que há espaço para 12 pessoas em cada quarto. Será entregue a cada um, coberturas e um mosquiteiro. Para os meses mais frios (Outubro-Dezembro) deverá trazer roupa de dormir quente e possivelmente uma manta (no local receberá apenas a cobertura em forma de manta fina). Além disso, será importante levar spray repelente de mosquitos, toalhas de banho e de piscina.

Há casas de banho e chuveiros suficientes com água quente nos dormitórios. Os alojamentos são limpos diariamente. Há também uma máquina de lavar e espaço próprio para secar a roupa.

A equipa do santuário e os voluntários gostam de sentar juntos e comer em grupo na área de refeições. Durante os intervalos para o almoço, os voluntários costumam aproveitar a piscina para se refrescarem.

À medida que as tarefas do projecto mudam, ocasionalmente será pedida a colaboração dos voluntários no sentido de ajudarem os chefes na preparação das refeições. No projecto estão incluídos o pequeno-almoço e o jantar. Para jantar, há de tudo, desde pratos tradicionais locais até uma variedade de comidas internacionais. Existe também a possibilidade de pratos vegetarianos.

A equipa local

A pessoa de contacto e líder de equipa é o Alberto. Ele era engenheiro a tempo inteiro e agora dedica-se inteiramente aos projectos de voluntariado e, claro, está sempre disponível para quem precise de ajuda.