Protecção das tartarugas e do meio ambiente na Tanzânia

Protecção das tartarugas e do meio ambiente na tanzânia

Gostaria de fazer algo de positivo pelo meio ambiente e pelas tartarugas? Aqui na Tanzânia pode cuidar de tartarugas marinhas, mas também envolver-se em muitos e emocionantes projectos de construção. Aprendendo a construir casas de forma ecológica, usando materiais naturais.

Neste variado projecto também ajudará na agricultura de cultivo ecológico e será responsável pelo cuidado das tartarugas no santuário local.

Projeto

A organização responsável por este projecto concentra-se na conservação de tartarugas, na agricultura orgânica e na construção sustentável. Um foco particular do seu trabalho é a promoção da agricultura orgânica e da construção sustentável de casas em áreas rurais. Apenas fertilizantes ecológicos da agricultura e materiais naturais são usados ​​na construção. 

Na Tanzânia, a situação da construção é particularmente problemática nas áreas mais pobres, porque os materiais para a construção de novos prédios costumam ser muito caros. Para poder construir novas casas, a organização usa materiais disponíveis localmente e sustentáveis, como pedras, madeira, bambu ou conchas. 

Ao mesmo tempo, uma parte igualmente importante do seu trabalho é dar às pessoas uma melhor compreensão dos ecossistemas marinhos, para que compreendam como a nossa vida quotidiana e os maus hábitos afectam negativamente o ambiente marinho e a sua sobrevivência.

A população global de tartarugas marinhas está considerada em perigo ou mesmo ameaçada de extinção e deve ser protegida de forma direccionada. O santuário de tartarugas no local é o lar de muitos desses animais, que obviamente precisam de cuidados diários. A ajuda activa de voluntários é muito bem-vinda. O principal objectivo do projecto é proteger as tartarugas, que estão ameaçadas de extinção na área, e dar às pessoas uma melhor compreensão dos ecossistemas.

Este projecto também visa introduzir e promover a agricultura orgânica nas áreas rurais e ajudar a implementar projectos de construção sustentável. Desde casas até a construção de um prédio escolar para a Escola Primária Mjimwema, o voluntário ajudará e aprenderá a construir com materiais naturais. Além disso, um intercâmbio intercultural e técnico deve ser incentivado.

As tarefas durante o trabalho voluntário no projecto ambiental e de tartarugas na Tanzânia são muito diversas. Por um lado, participa em actividades diárias básicas para cuidar das tartarugas e, assim, contribuir para a sua protecção. Isso inclui alimentar os animais e limpar os recintos. Por outro lado, também são apoiados projectos locais de construção sustentável e cultivo ecológico na agricultura. Em resumo, as tarefas incluem:
  •  Cuidar de tartarugas;
  • Introdução e promoção da agricultura biológica nas zonas rurais;
  • Auxiliar em projectos de construção sustentável, incluindo a construção de um prédio escolar no local;
O voluntário trabalha cinco dias por semana. Basicamente, uma das tarefas diárias é ajudar a cuidar das tartarugas, e também apoiar a equipa com actividades básicas no santuário. Dois dias por semana o participamte dará ajuda em projectos de construção sustentável em Mjimwema. Para chegar a Mjimwema, os voluntários têm de se deslocar de barco. Dois dias são reservados para actividades perto da praia na península. Aqui as tarefas são variadas, estará activo tanto na construção sustentável quanto no cultivo ecológico na paisagem. Aqui aprenderá a trabalhar exclusivamente com materiais naturais. Excursões para áreas mais rurais são programadas nos restantes dias da semana. Como as excursões começam em Mbae, os voluntários devem voltar ao local de barco e moto-táxi pela manhã para participar nas excursões.

 

Percurso

Para a estadia na Tanzânia, o voluntário deverá viajar directamente para a cidade costeira de Dar es Salaam. No aeroporto estará Ester, um membro da equipa á sua espera.

Após a sua chegada, será transportado directamente até ao alojamento para que possa recuperar da viagem. O anfitrião, Kelvin, irá recebê-lo e mostrar-lhe o seu novo lar temporário. Depois de recuperar e após uma boa noite de sono, o programa de orientação começa.
O programa de orientação começa com a equipa local em Dar es Salaam. Ester apresentará a cultura e o estilo de vida da população local. Isso tornará mais fácil para os participantes se ambientarem. Ela irá mostrar como fazer compras nos mercados locais e por exemplo como utilizar o banco e levantar dinheiro em Dar es Salaam. Ester também dará dicas valiosas sobre segurança e higiene no local.
Assim que se familiarizar com tudo, poderá começar o trabalho do projecto. Para isso o participante irá até o local de implantação junto com um dos membros da equipa.

Aqui conhece os seus contactos e se familiarizará com a área. Dependendo de quanto conhecimento prévio o voluntario possui e dependendo da avaliação e necessidades dos especialistas locais, cada um será introduzido lentamente no trabalho ou logo receberá as suas tarefas.

Localização

A Tanzânia está localizada na África Oriental, a sul do equador e é mais conhecida pelas suas diversas paisagens e riquezas naturais. Particularmente conhecidos são o Parque Nacional Serengeti – onde se pode encantar com os chamados “Big Five” da vida selvagem africana – a montanha mais alta da África, o Kilimanjaro com o seu pico sempre branco e as ilhas tropicais da costa. 

A riqueza de idiomas do país é tão diversa quanto a sua natureza, até 125 línguas são faladas actualmente na Tanzânia. Essa diversidade deve-se em parte ao facto da Tanzânia ter sido sempre influenciada por muitas culturas devido ao seu papel histórico como um importante entreposto comercial. Além das influências europeias, as influências árabes e indianas também são muito evidentes.

No sudeste do país, na Península de Msangamkuu, perto da cidade de Mtwara, o local do nosso projecto fica próximo da praia e do Oceano Índico. Então, se gosta de sol, areia e do mar e dos seus habitantes, este local é perfeito para uma experiência de voluntariado!

A Tanzânia tem muito para oferecer como um destino de viagem que não deve ser desperdiçado. Depois do trabalho e nos dias de folga, haverá tempo suficiente para relaxar e explorar a área. A localização do projecto junto ao mar convida naturalmente a passar o seu tempo livre na praia ou na água. Em grupo, os voluntários podem explorar as praias vizinhas a pé, fazer snorkel ou caiaque! Alternativamente, também haverá a opção de reservar um passeio de barco à vela.

Se houver interesse em programas de índole cultural, vale a pena fazer uma viagem até a cidade histórica de Mikindani, a apenas um a hora de distância. Esta cidade esteve sob domínio árabe, português, alemão e inglês ao longo dos últimos séculos, o que lhe conferiu um carácter multicultural duradouro. Disfrute do tempo para entender as diferentes influências enquanto se familiariza com a culinária e arquitectura ecléctica da cidade. 

A Tanzânia tem bastante mais para oferecer em termos de atracções! Poderá utilizar o seu tempo para fazer um safari num dos lendários parques nacionais, para observar leões, elefantes e rinocerontes, escalar o maciço vulcânico do Kilimanjaro ou visitar a infame ilha das especiarias de Zanzibar com suas praias de sonhos e recifes de coral.

Alojamento

O alojamento consiste em vários bungalows na praia, feitos de pedra natural e argila e com telhado de coco.  A instalação ainda tem o seu próprio poço de água potável e pode alojar até 12 voluntários. Cada voluntário divide um bungalow com outro voluntário do mesmo género. Chuveiros com água corrente e casas de banho também estão disponíveis, não existe wi-fi mas há uma boa rede móvel no local.

As refeições incluídas são em regime de meia pensão (pequeno-almoço e jantar).

A área é considerada segura durante o dia, mas se quiser sair à noite, é recomendável sair em grupos e conduzir directamente para casa de carro. O alojamento fica a cerca de meio quilómetro da vila mais próxima. O barco que vai para a cidade de Mtwara a cada duas horas, fica a dois quilómetros de distância. Para alcançá-lo pode facilmente ir de moto-táxi por cerca de 50 centavos (a viagem de barco em si custa apenas 15 centavos). Para este percurso, deve planear cerca de 30 minutos. Uma vez na cidade, existem mercados, lojas, oficinas e bares e restaurantes locais tudo a curta distância.

A equipa local

A pessoa de contacto é a Beka, que cuida do projecto e da coordenação dos voluntários. Tem o apoio de mais duas funcionárias que vivem todas no mesmo local: Salma é responsável por cozinhar e Mtallu pela manutenção.