Trabalho social sobre empoderamento feminino na Tanzânia

Trabalho social sobre empoderamento feminino na Tanzânia

Com este trabalho voluntário numa ONG, procura-se apoiar o cuidado de meninas e mulheres jovens que não têm mais perspectivas de futuro. No centro, as meninas e mulheres recebem treino para que possam aprender a financiar as suas vidas de forma independente. Aqui os voluntários têm a oportunidade de se envolver em diversas áreas: na sala de aula, na angariação de fundos ou na agricultura urbana e oficinas culturais.

Projeto

Durante o trabalho voluntário no Projecto de Empoderamento Feminino, cuidará de jovens que abandonaram a escola e, portanto, não têm mais perspectivas. Muitos aqui têm um histórico pobre e muitas vezes tiveram que passar por experiências menos positivas. Com este apoio, as meninas e jovens mulheres do centro podem passar pela vida com mais confiança!

Em conjunto com o projecto de agricultura urbana, o voluntário também está empenhado em divulgar os melhores métodos agrícolas e aumentar a consciencialização e educação no campo da nutrição.

O voluntário fará o seu trabalho na ONG da equipa em Mtwara. A instituição apoia meninas e jovens mulheres de famílias socialmente desfavorecidas. No entanto, há uma constante falta de supervisores e os materiais de trabalho na sua maioria não estão disponíveis. Isto torna difícil para as crianças e jovens continuarem a sua educação, razão pela qual muitas vezes não podem ser adequadamente apoiados. É particularmente importante que os jovens de contextos familiares difíceis recebam atenção e cuidado.

Além do empoderamento das mulheres, a ONG também actua nas áreas de cultura e agricultura urbana, a fim de fortalecer a ligação da população com a sua própria cultura e transmitir-lhes conhecimentos sobre agricultura sustentável.

O principal objectivo é aproximar pessoas diferentes e promover o intercâmbio cultural. Além disso, as meninas do projecto de empoderamento feminino são preparadas para uma vida independente e possível emprego com a ajuda das habilidades que adquiriram (por exemplo na costura).

Existem várias áreas de trabalho no centro nas quais os voluntários se podem envolver. Por um lado, cuidar das jovens é uma das tarefas centrais. A maioria aqui tem cerca de 18 anos. Dependendo do conhecimento prévio que cada um traz consigo, poderá transmitir conhecimentos e habilidades valiosos. Um dos exemplos é ensinar-lhes e promover as habilidades manuais para fazerem jóias/malas ou pequenas peças decorativas.

Outra das opções será o ensino de inglês e matemática, bem como outros tópicos de educação geral - sozinho ou em equipa. Aulas de desportos ou natação, bem como educação musical também são muito bem-vindas!

Além disso, os voluntários também ajudam na jardinagem e no cultivo de hortaliças, por exemplo, e também ensinarão às mulheres a cultivar frutas e verduras e explicar o que faz parte de uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Outra área de trabalho é o centro cultural da ONG, onde são oferecidas diversas oficinas, por exemplo nas áreas de arte ou costura kitenge (túnicas tradicionais), que também necessitam de uma ajuda extra.

O dia de trabalho começa por volta das 8:00 da manhã, de segunda a sexta-feira. Haverá uma pausa para o almoço por volta das 12h30 até às 14h. À tarde, o dia de trabalho geralmente termina às 16h. Dependendo da área escolhida, os horários podem variar.

Para participar do projecto não é necessário nenhum conhecimento profissional prévio. Os mais importantes são a motivação e a empatia. Dependendo da área de trabalho, certas experiências são desejadas ou exigidas - por exemplo, em captação de recursos ou experiência em sala de aula. No entanto, como o projecto oferece uma ampla gama de usos possíveis, também existem áreas nas quais se pode envolver sem experiência anterior!

 

Percurso

Para a estadia na Tanzânia, o voluntário deverá viajar directamente para a cidade costeira de Dar es Salaam. No aeroporto estará Ester, um membro da equipa á sua espera.

Após a sua chegada, será transportado directamente até ao alojamento para que possa recuperar da viagem. O anfitrião, Kelvin, irá recebê-lo e mostrar-lhe o seu novo lar temporário. Depois de recuperar e após uma boa noite de sono, o programa de orientação começa.
O programa de orientação começa com a equipa local em Dar es Salaam. Ester apresentará a cultura e o estilo de vida da população local. Isso tornará mais fácil para os participantes se ambientarem. Ela irá mostrar como fazer compras nos mercados locais e por exemplo como utilizar o banco e levantar dinheiro em Dar es Salaam. Ester também dará dicas valiosas sobre segurança e higiene no local.
Assim que se familiarizar com tudo, poderá começar o trabalho do projecto. Para isso o participante irá até o local de implantação junto com um dos membros da equipa.

Aqui conhece os seus contactos e se familiarizará com a área. Dependendo de quanto conhecimento prévio o voluntario possui e dependendo da avaliação e necessidades dos especialistas locais, cada um será introduzido lentamente no trabalho ou logo receberá as suas tarefas.

Localização

Mtwara está localizada no sudeste da Tanzânia, perto da fronteira com Moçambique e ao largo da costa do Oceano Índico. Palmeiras e praias de areia natural caracterizam a imagem da simpática cidade portuária.

Mtwara foi uma pequena e tradicional vila de pescadores. Ainda hoje há peixe fresco todos os dias no porto, que se pode saborear enquanto passeia, frito até ficar estaladiço!

A localização do projecto em Mtwara foi construída juntamente com os voluntários. Para além de um projecto de apoio à mulher e jardim-de-infância, existe ainda um pequeno anfiteatro e um bar com palco de concertos desde 2020. Mtwara é o lugar de intercâmbio cultural – onde é possível conhecer pessoas de todo o mundo!

A cidade é o local perfeito se gosta de passar o tempo na praia e quer fazer novos amigos. O ambiente descontraído definitivamente terá um efeito sobre si também! Hakuna Matata!

Mtwara está localizada no sul da Tanzânia, na costa do Oceano Índico. A antiga vila de pescadores tornou-se uma cidade portuária vibrante, onde hoje a pesca ainda desempenha um papel importante. Passeie pelo porto e prove o peixe fresco preparado numa das muitas bancas.

Além disso, a localização directa à beira-mar oferece inúmeras outras actividades de lazer. Pode por exemplo fazer um passeio de barco, explorar o colorido mundo subaquático ou simplesmente relaxar na praia à sombra de grandes palmeiras, por exemplo, na praia natural de Shangani.

A cidade também oferece outras oportunidades interessantes: passeie por mercados coloridos onde se pode comprar roupas ou produtos tradicionais, explorar a Rua Aga Khan, repleta de antigas casas comerciais indianas dos anos 50 e 60, ou pela cidade histórica vizinha de Mikindani . Além disso, vale a pena visitar os animados bairros de Majengo e Chikongola! Regra geral, os residentes de Mtwara são muito hospitaleiros e de mente aberta – deixe-se contagiar pela sua simpatia e pelo ambiente descontraído do local enquanto explora a cidade.

Poderá também descobrir a área com os outros voluntários de moto – por exemplo, fazer uma viagem em grupo ao vizinho Parque Marinho de Msimbati, situado próximo da fronteira com Moçambique, numa península paradisíaca ladeada por belas praias de areia. Aqui terá a oportunidade de ver de perto não apenas hipopótamos e crocodilos, mas também tartarugas marinhas, golfinhos e baleia-jubarte.

Alojamento

Como voluntário em Mtwara, ficará alojado em bungalows inseridos num terreno de 15.000 m². A distribuição depende sempre do número de voluntários e da época. Outros funcionários moram no mesmo local, mas em alojamentos diferentes. A distância do alojamento ao local do projecto é muito pequena e pode ser feita a pé.

Os bungalows de pedra têm terraços de madeira e telhado de bambu, coco e metal e estão localizados em pequenas colinas numa pequena aldeia perto da cidade. Do terraço pode disfrutar de uma bela vista sobre o vale verde de Mtwara. O alojamento tem capacidade para 30 voluntários, que ficam alojados separadamente nos quartos de acordo com o género.

Os alojamentos têm casas de banho e duches com água corrente, um poço de água doce privado e uma bomba de água movida a energia solar. Existe uma nascente com água potável natural a 100 metros de distância.

Os voluntários têm incluído a meia pensão (pequeno-almoço e jantar). Existe também a possibilidade de utilizar diferentes espaços da cozinha para cozinhar ou encomendar alimentos. Há também um bar e restaurante, um jardim-de-infância e um estúdio de música e vídeo no local. O Projecto de Empoderamento das Mulheres também está muito próximo do alojamento.

A cerca de 400 m de distância encontrará um mercado, lojas, bares e restaurantes, a 500 metros está o terminal de autocarros, e a apenas 5 km encontra-se o centro da cidade. Será também interessante visitar a cidade costeira de Mikindani, com uma forte herança histórica e que fica a apenas 15 km. O parque nacional mais próximo (parque marinho) fica a cerca de 40 km de distância. Existe a possibilidade de alugar motas ou bicicletas e fazer passeios bem como um passeio de barco num veleiro local. Entre as 6h e as 00h, Mtwara é bastante seguro, à noite deve deslocar-se apenas em grupos e apanhar um transporte directamente para casa.

A equipa local

Na Tanzânia, a excelente equipa é composta por Lukas e Flora. Lukas é de Tübingen e estudou energias renováveis. Flora vem originalmente do norte da Tanzânia e estudou para ser professora.

O projecto de Mtwara foi criado pelo líder da equipa Lukas. Quando Lukas não está em Mtwara, será Joshua o seu contacto principal – também ele te está no local durante o dia e sempre disponível para ajudar.

A equipa RGV em Mtwara terá todo o gosto em ajudá-lo a adaptar-se  à cultura da Tanzânia e lhe dará as boas-vindas “Caribu Sana!”