Voluntariado num santuário de vida selvagem em Bali

Envolva-se no bem-estar animal em Bali

Gosta de animais e gostaria de ganhar experiência com animais selvagens? No Centro de Resgate da Vida Selvagem de Bali, poderá aproximar-se de ursos, catatuas, macacos e muitos outros animais e ajudar a cuidar deles e libertá-los de volta à natureza.

Ao mesmo tempo poderá explorar a bela ilha de Bali!

Projeto

O projecto é realizado por uma organização sem fins lucrativos localizada directamente em Bali, em Tabanan. É financiado exclusivamente por doações e a equipa fica sempre feliz por receber o apoio activo de voluntários! A empresa estabeleceu como meta cuidar do maior número possível de animais selvagens, reabilitando-os e voltando a soltá-los no seu habitat natural.

As seguintes tarefas esperam por voluntários neste projecto de protecção da vida animal:

  • Limpar as jaulas e gaiolas
  •  Preparação de alimentação Preparação de actividades para os animais
  • Tratamentos médicos (caso já possua conhecimentos médicos)
  • Acompanhamento do comportamento dos animais, principalmente dos recém-chegados e dos que serão soltos em breve


Não existem requisitos prévios para este projecto para além da solidariedade e empatia para com os animais. Deverá trazer roupas que se possam sujar no trabalho.
O principal objectivo do santuário de vida selvagem é cuidar dos animais que foram acolhidos e libertá-los de volta à natureza. Assim, apoiando este projecto com o seu trabalho voluntário, irá contribuir activamente para a reabilitação dos animais.
O voluntário costuma trabalhar seis horas por dia no santuário de vida selvagem em Bali. O seu dia de trabalho é dividido da seguinte forma:

08:00 – 09:00 Preparação da comida e alimentação dos animais selvagens 09:00 – 11:00 Limpeza das jaulas 11:00 – 12:00 Preparação das actividades para os animais 12:00 – 14:00 intervalo/almoço 14:00 – 15:00 Preparação da alimentação da tarde 15:00 – 16:00 Cuidar dos animais e do terreno

Todas as actividades são apoiadas pelos tratadores e donos dos animais, para que tenha sempre uma pessoa de contacto. Como voluntário, também terá dias de folga para explorar a ilha. A equipa é muito flexível na coordenação de seus dias de folga.

 

Percurso

À chegada ao aeroporto de Ngurah Rai, terá um membro da equipa á sua espera, que o conduzirá directamente para o alojamento. Esta viagem demora cerca de 1h30. Após a sua chegada ao local do projecto terá oportunidade de conhecer os outros voluntários e recuperar da viagem.
Dependendo da hora de chegada, o programa de orientação começará no mesmo dia ou na manhã seguinte. Demora cerca de uma a duas horas. Aqui receberá todas as informações importantes para o seu trabalho no santuário de modo a estar devidamente preparado para tal. Também ficará a conhecer a equipa e a pessoa de contacto durante a sua estadia. De seguida é realizada uma visita guiada ao local, onde pode conhecer de perto seus novos protegidos.
Após o programa de orientação, pode começar o seu trabalho de imediato. O coordenador voluntário apresentará as suas tarefas e de início o participante irá apoiar a equipa com a rotina diária antes de também assumir suas próprias tarefas. Estará sempre acompanhado por um tratador de animais, cujas instruções deverá seguir.

Localização

O local do projecto é em Tabanan, no sul de Bali. O lugar em si é bastante pequeno, mas aqui pode admirar as belas paisagens com os típicos socalcos de arroz. Se procurar algo com mais acção, pode dirigir até á ponta sul da ilha. Aqui encontra Denpasar – a maior cidade de Bali, e outros lugares populares como Canggu, Kuta ou Ubud, que ficam a cerca de 1 a 1h30 de carro.

A costa também fica a uma curta distância de carro. Aqui poderá escolher entre inúmeras praias onde poderá relaxar, fazer surf ou simplesmente apreciar o pôr-do-sol.

Os numerosos complexos de templos definitivamente merecem também uma visita. Os templos aquáticos hindus Pura Ulun Danu Bratan ou Pura Tanah Lot são particularmente impressionantes e não estão longe do local do projecto.

Bali é amplamente reconhecida como um dos destinos mais populares para viajantes de todo o mundo. É aqui que os nómadas digitais, os turistas de ioga e ou os que procuram calmos resorts se encontram. Além das inúmeras belas praias, há muito mais para descobrir na ilha.

Não importa se gosta de estar na natureza ou na cidade, se é surfista ou faz ioga, se se interessa por cultura, culinária ou vida nocturna – Bali oferece algo para todos!

Aproveite para explorar esta diversificada ilha. Certamente não ficará entediado em Bali, porque a ilha tem muito a oferecer. Depois do trabalho, pode explorar a região com os outros voluntários. Especialmente os mercados nocturnos em Bali são muito populares. Aqui encontrará uma variedade de especialidades locais para experimentar, como Nasi Guling ou Nasi Campur. O mercado nocturno mais próximo fica a cerca de 20 a 30 minutos a pé da propriedade.

Nos seus dias de folga, os participantes podem realizar viagens às cidades vizinhas. A cidade mais próxima é Denpasar e cerca de 1h30 de carro. Na maior cidade da ilha, pode aprender mais sobre a história e a cultura da Indonésia visitando os seus museus e templos. Ou pode ainda apreciar o nascer do sol na praia de Sanur.

Além disso, muitas áreas populares e atracções estão próximas, como o campo de arroz Jatiluwih ou a Floresta Besikalung. O complexo do Templo Batukaru, que é Patrimônio da Humanidade, também não fica longe. Prefere explorar as praias de Bali? Claro, a ilha tem muitas, entre elas: Praia Tanah Lot, Praia Yeh Gangga, Praia Canggu ou se quiser faça um passeio ao longo da costa! Pode ainda encontrar um ou outro evento nos templos ou nas aldeias.

Se tiver carta de condução, pode optar por alugar uma scooter para viagens menores ou um carro para viagens maiores para ser o mais flexível possível. A equipa no local terá todo o gosto em ajudá-lo a organizar as suas actividades de lazer e dar-lhe as melhores dicas.

Alojamento

O alojamento dos participantes é feito numa casa de voluntários com dois quartos. Três a quatro voluntários partilham cada quarto, assim como a casa de banho e a cozinha. A casa tem ainda disponível wi-fi gratuito e ar condicionado ou ventiladores.

Há também uma sala de estar onde pode passar o tempo junto com os restantes participantes e relaxar depois do trabalho. De tempos a tempos a equipa organiza também eventos conjuntos no alojamento.

Perto da casa dos voluntários encontra várias bancas de comida e um mercado tradicional, que ficam entre 5 a 30 minutos de distância a pé. Para fazer compras, há também um supermercado e minimercado a cerca de 10 a 30 minutos a pé. O transporte público está disponível ou pode alugar uma moto ou carro.

A equipa local

O seu contacto local é Novia Rinni. Ela é a coordenadora de voluntários e trabalha como veterinária no local de voluntariado em Tabanan há vários anos. Novia tem paixão por aventuras e também por acampamentos e fará o possível para tornar sua estadia em Bali inesquecível!