Voluntariado num santuário de pássaros em Nusa Penida

Envolva-se na protecção da Estrela de Bali!

Já ouviu falar em ‘Paraíso Azul’? Ainda não? A ilha indonésia de Nusa Penida é conhecida como o paraíso azul. Fica localizado a sudeste de Bali e impressiona com as suas belas praias e águas cristalinas azul-turquesa.

Mas a ilha também tem muito a oferecer no ar: o Balistar (Estrela de Bali), uma ave rara que infelizmente está agora ameaçada de extinção. É por isso que a organização em Nusa Penida está a trabalhar nesta área, certificando-se de que a população destes belos pássaros está a aumentar novamente e você pode apoiá-los!

Projeto

Os amantes dos animais estão no lugar certo com este projecto. Aqui irá apoiar a organização local na protecção do Estorninho-de-Bali, que está ameaçado de extinção há já algum tempo. Aprenderá muito sobre esta ave – também conhecida como a Estrela de Bali – o seu habitat e também sobre a conservação da natureza.

As seguintes tarefas esperam por voluntários neste projecto de protecção da vida animal:

  • Limpar as jaulas e gaiolas
  •  Preparação de alimentação Preparação de actividades para os animais
  • Tratamentos médicos (caso já possua conhecimentos médicos)
  • Acompanhamento do comportamento dos animais, principalmente dos recém-chegados e dos que serão soltos em breve


Não existem requisitos prévios para este projecto para além da solidariedade e empatia para com os animais. Deverá trazer roupas que se possam sujar no trabalho.
O principal objectivo do santuário de vida selvagem é cuidar dos animais que foram acolhidos e libertá-los de volta à natureza. Assim, apoiando este projecto com o seu trabalho voluntário, irá contribuir activamente para a reabilitação dos animais.
O voluntário costuma trabalhar seis horas por dia no santuário de vida selvagem em Bali. O seu dia de trabalho é dividido da seguinte forma:

08:00 – 09:00 Preparação da comida e alimentação dos animais selvagens 09:00 – 11:00 Limpeza das jaulas 11:00 – 12:00 Preparação das actividades para os animais 12:00 – 14:00 intervalo/almoço 14:00 – 15:00 Preparação da alimentação da tarde 15:00 – 16:00 Cuidar dos animais e do terreno

Todas as actividades são apoiadas pelos tratadores e donos dos animais, para que tenha sempre uma pessoa de contacto. Como voluntário, também terá dias de folga para explorar a ilha. A equipa é muito flexível na coordenação de seus dias de folga.

 

Percurso

Após a chegada ao aeroporto, terá um membro da equipa à sua espera para o transportar até ao local do projecto. Uma vez no local terá tempo de conhecer o seu quarto.

Nesse mesmo dia haverá um programa de orientação para preparar todos os voluntarios para as próximas etapas e estadia em Nusa Penida.
O programa de orientação prepara os participantes para suas tarefas e oferece uma visão geral do local. A primeira parte do programa de orientação ocorre imediatamente após a sua chegada e dura cerca de 30 minutos. A segunda parte, que durará cerca de 20 minutos, será durante o jantar.
O trabalho como voluntário começa no dia seguinte à sua chegada. Em termos de processo, os coordenadores de voluntários e de conservação da natureza organizarão as próximas actividades em conjunto com a sua equipa. Em seguida, vai até ao seu local de trabalho com os outros voluntários e o coordenador que explicará exactamente o que fazer.

Localização

Nusa Penida, também conhecida por paraíso azul, é uma ilha a sudeste de Bali á qual se pode aceder de barco a partir dos portos de Sanur, Serangan ou Padang Bai, em Bali. A ilha tem cerca de 20 km de comprimento e 12 km de largura e é pouco povoada. As duas principais cidades – Toyapakeh e Sampalan – estão localizadas no norte da ilha.

Nusa Penida impressiona sobretudo pela sua natureza. As falésias, as infinitas praias de areia branca e as águas cristalinas de um azul profundo não deixam dúvidas de que Nusa Penida é inegavelmente um verdadeiro paraíso. Não é de estranhar que a ilha seja muito popular entre os turistas de mergulho.

Existe um santuário de pássaros na ilha, que se concentra, entre outras coisas, na protecção das Estrelas de Bali. A ave rara foi originalmente descoberta em Bali e introduzida em Nusa Penida como parte de um programa de reintrodução.

Explore a natureza diversa da ilha – no tempo livre, os participantes podem experimentar muitas coisas em Nusa Penida. Por exemplo, depois de um dia de trabalho, pode visitar as pequenas lojas e casas de comida que ficam na rua principal. Demora cerca de 15 minutos a pé para lá chegar. Uma visita ao mercado de alimentos também é recomendada e fica a apenas cerca de 20 minutos de carro. Aqui encontrará deliciosos pratos locais e mantimentos frescos a preços razoáveis. Há também uma loja de artigos importados e um ginásio onde poderá exercitar-se, também a apenas 15 minutos de carro.


Se quiser comer fora ou visitar um café, encontrará o que procura na rua principal a cerca de 10-20 minutos do complexo. Aqui também encontra cozinha ocidental, caso sinta falta da comida de casa.

Nos dias de folga, com um pouco mais de tempo livre, vale a pena um passeio pelas belas praias de Nusa Penida. A praia mais próxima fica a 10 minutos de carro. Outros destinos populares, como Kelingking Beach, Crystal Bay, Broken Beach, etc., ficam a aproximadamente 30 a 45 minutos de carro.

Participar num passeio turístico também é possível mediante solicitação. Basta abordar a equipa local que ficará feliz em ajudá-lo. Durante o dia não haverá problema em explorar a área sozinho. Por razões de segurança, no entanto, não o deve fazer à noite. Em geral também é melhor explorar a ilha de carro ou scooter junto com os outros voluntários. O transporte público é limitado.

Alojamento

Durante a sua estadia, irá viver num casa comum com quartos a partilhar. Estes estão equipados com casas de banho.. Não há água morna, mas isso não é necessário devido às altas temperaturas. Os quartos também possuem ventilador e wi-fi.

No exterior do alojamento existe uma cozinha comum com fogão e frigorífico onde pode cozinhar em conjunto com os outros voluntários. Se quiser ir às compras, encontrará pequenas lojas e quiosques de comida ao longo da rua principal, a cerca de 15 minutos a pé ou 10 minutos de carro. Um pouco mais longe existe também um mercado de alimentos.

A equipa local

O contacto local é Syifa Fauzia. Ela é a coordenadora de voluntários e organiza a chegada e as actividades de todos os voluntários. Com experiência na criação de animais, ela apoia ainda o Coordenador de Conservação e está sempre disposta em compartilhar a sua paixão na protecção do Estorninho-de-Bali com todos os participantes.