Trabalho social e ensino a crianças em Zanzibar
Como voluntário num jardim-de-infância ou escola primária em Zanzibar, apoiará os professores locais na supervisão e ensino. A escrita, a aritmética básica e o desenho fazem parte do quotidiano dos pequenos desde cedo. E o seu empenho também é exigido na hora de cantar e tocar!
Projeto
Envolva-se em cuidar e ensinar crianças na Tanzânia, porque a sua ajuda será aceite com gratidão nas escolas locais. Os jardins-de-infância na Tanzânia diferem significativamente dos da Europa, porque as crianças dos 3 aos 6 anos são ensinadas num nível simples. Durante a instrução inicial, eles aprendem, por exemplo, escrita, aritmética básica e desenho. Os professores geralmente ficam à frente da turma e fornecem conteúdos que precisam de ser repetidos ou copiados. Aprender de cor desempenha aqui um papel importante. Aprender através de canções também é muito popular. Muitas instalações carecem de materiais como canetas, borrachas ou cadernos de exercícios. Os livros didácticos geralmente são escritos pelos próprios alunos porque são muito caros.
Com o seu empenho como voluntário contribuirás para a melhoria da oferta assistencial e pedagógica e podes diversificar o ensino com unidades didácticas criativas!
O local de trabalho é um jardim-de-infância ou escola primária na Tanzânia. As nossas escolas estão localizadas na ilha de Zanzibar, em Unguja. O padrão das instalações e o tamanho das turmas podem variar. Algumas das aulas acontecem ao ar livre, em instalações cobertas.
Na Tanzânia, os jardins-de-infância, pré-escolas ou escolas primárias são frequentemente alojados em instalações simples. No jardim-de-infância o foco está no cuidado lúdico e na promoção de habilidades motoras, na primária apoiará os jovens principalmente na transmissão de conhecimento.
O objectivo de cada participação é melhorar a qualidade do atendimento e do ensino. Além disso, deve ser incentivada a troca de conhecimento e cultura entre as crianças, os professores e os voluntários.
O cuidado também inclui brincar, cantar ou fazer trabalhos manuais juntos. No jardim-de-infância e pré-escola, o participante também ajudará a cuidar das crianças nas refeições e brincadeiras e na distribuição de alimentos. Também apoiará os professores da pré-escola na preparação das aulas, no ensino e na correcção dos trabalhos de casa. Traga as suas próprias ideias para a aula para torná-la mais divertida! Os professores ficarão felizes se lhes mostrar métodos de ensino alternativos para que as crianças possam participar mais activamente!
Habitualmente o participante trabalhará de segunda a sexta-feira na escola que lhe for atribuída. Cada um discute localmente com cada responsável de projecto quais as tarefas a cumprir. O horário de trabalho varia de acordo com a atribuição. Geralmente o início é às 07:00 da manhã e trabalha-se até o meio-dia ou início da tarde. No intervalo, fará uma pausa para almoçar com os seus colegas. Em alguns locais de implantação, os participantes recebem almoço (segundo os padrões locais).
Nota importante: Em algumas escolas da Tanzânia, o castigo com uma bengala é um dos métodos educacionais comuns. Esse tipo de punição desapareceu das salas de aula na Europa há décadas. Como voluntário, naturalmente irá ‘ensinar sem pau’. No entanto, queremos que saiba sobre a bengala, para que não fique chocado e lide com a situação com responsabilidade.
Percurso
Se voar para a cidade costeira de Dar es Salaam, será recebido por um membro da equipa na manhã seguinte viaja de barco até á ilha principal. A viagem até ao ferry custa aprox. 20USD e o bilhete para o barco cerca de 35USD (valores não incluídos). Após cerca de duas horas, o barco chega ao porto da cidade de Zanzibar. Lá será recebido por um membro da equipa local ou motorista que o transporta até um dos alojamentos.
No passeio ficará a saber onde ficam as lojas mais próximas, onde ficam os bancos e máquinas ATM. A equipa irá mostrar-lhe onde pode encontrar os mais saborosos snacks da Tanzânia e onde pode tomar uma bebida com os outros voluntários. Obviamente, informações importantes sobre segurança, saúde e higiene no local não devem faltar. Também será informado sobre a maneira mais fácil de chegar ao seu projecto.
Localização
Azul-turquesa, mar cristalino, praias de areia branca, paisagens fascinantes e muitas aventuras ao ar livre – você pode experimentar tudo isso enquanto faz voluntariado em Zanzibar!
Historicamente falando, a “Ilha das Especiarias” desempenhou um papel importante, porque Zanzibar entrou para a história como um importante centro de relações comerciais árabes e asiáticas. Além do ouro, do marfim, das especiarias e da madeira, aqui também se comercializavam escravos até ao século XIX.
A capital do arquipélago, a cidade de Zanzibar, tem um pitoresco porto à beira-mar. A mistura de influências africanas, árabes, indianas e europeias que é característica de Zanzibar é particularmente evidente aqui. Casas comerciais coloridas com varandas alinham-se nas pequenas ruas.
Em Zanzibar, um verdadeiro paraíso de praias de palmeiras e cidades coloridas e animadas espera por si! Gosta de passar o tempo à beira-mar e quer explorar esta ilha única? Siga para Zanzibar!
“Karibu Sana Zanzibar” – Bem-vindo a Zanzibar! Use o seu tempo livre, faça excursões com outros voluntários ou explore a histórica cidade de Stone Town. Azul-turquesa, mar cristalino, praias de areia branca, paisagens fascinantes e muitas aventuras ao ar livre – você pode experimentar tudo isso em Zanzibar!
O seu programa de voluntariado em Zanzibar inclui uma viagem de um dia à praia de Nakupenda. Ao meio-dia seguirão juntos de barco até a praia de Nakupenda, um banco de areia que fica a poucos quilómetros de Stone Town, no meio do mar. Dependendo da maré, o banco de areia é maior ou menor.
Na capital de Zanzibar, Zanzibar Town, há um aroma agradável no ar. Enormes plantações de especiarias estendem-se por aqui, nas quais são cultivadas açafrão e canela, entre outras plantas. Não é à toa que Zanzibar também é chamada de ilha das especiarias. Na floresta de Jozani, no sul da ilha, pode, com um pouco de sorte, avistar os raros macacos-colobus vermelhos ou observar golfinhos na costa da pequena cidade de Kizimkazi.
A cidade velha de Stone Town é Património Mundial da UNESCO desde 2000. As casas coloridas dos comerciantes e as ruelas ladeadas por mangueirais parecem saídas de um livro ilustrado. Pequenas lojas que exalam o perfume do cravo convidam a comprar ou pelo menos admirar as bolsas bordadas, as roupas tradicionais africanas e tecidos feitos à mão.
Se tiver um pouco mais de tempo disponível, por exemplo, após o trabalho voluntário, também poderá explorar a Tanzânia. Que tal um safari no famoso Serengeti? Ou escalar o pico nevado do Kilimanjaro!
Alojamento
Casa de Voluntários em Kwerekwe
Esta casa de voluntários tem quatro quartos de 4 camas e um quarto duplo. Há um total de três chuveiros e casa de banho para os voluntários. Na cozinha comunitária, na sala de jantar e estar e no terraço podem cozinhar, comer e relaxar junto com os outros participantes. O grande jardim que pertence ao complexo é particularmente convidativo. Há espaço para um total de 16 voluntários nesta casa.
A casa está localizada no distrito de Kwerekwe, na cidade de Zanzibar, a menos de um quilómetro da estação central de autocarros. De lá, pode chegar a quase todos os lugares da ilha em cerca de uma hora. Há também um mercado, restaurante e loja nas proximidades. Demora cerca de 20 minutos de autocarro a chegar a Stone Town.
Casa de Voluntários em Kizimkazi
Até oito voluntários podem ser alojados nesta residência localizada em Kizimkazi. A casa tem dois quartos, podendo cada um acomodar entre dois a quatro voluntários. Há também um chuveiro e uma casa de banho comum. Na propriedade existe uma gruta de estalactites, que às vezes é usada para eventos, e uma torre de madeira com um pequeno restaurante. De lá tem-se uma vista fantástica e pode ver-se a ilha em todas as direcções.
A casa está localizada no extremo sul de Zanzibar, na idílica Kizimkazi, a cerca de 200 metros da praia. A casa é rodeada por um grande terreno com jardim onde está a ser construída uma quinta de permacultura. Em cerca de 20 minutos, pode caminhar até o mercado e á paragem de autocarro mais próxima. Aqui pode apanhar o autocarro para o distrito de Stone Town, por cerca de 1 euro, em viagens de cerca de 60 a 90 minutos.
Casa de Voluntários Chuini Beach House em Bububu
Até doze voluntários podem ser alojados nesta residência. A casa tem três quartos, cada um dos quais pode acomodar de quatro a doze participantes. Cada quarto tem a sua própria casa de banho. Há também uma cozinha e uma sala de estar e jantar onde pode conviver com os outros voluntários.
Halima e Gabriella também moram nesta casa de praia. Os dois cuidam dos voluntários no local e cuidam da alimentação e limpeza da casa.
A casa está localizada no distrito de Bububu, ao norte da cidade de Zanzibar, num grande terreno na praia. Perfeito para relaxar com os outros voluntários. A estação de autocarros e o mercado ficam a dez minutos a pé. Demora cerca de 20 a 30 minutos para chegar a Stone Town de autocarro. O custo de uma viagem é de cerca de 10 a 15 centavos. Localizada na praia, a estadia nesta casa tem um custo adicional.
A equipa local
Na Tanzânia, a excelente equipa é composta por Lukas e Flora. Eles também são os seus contactos directos em Zanzibar. Lukas é de Tübingen e estudou energias renováveis. Flora vem originalmente do norte da Tanzânia.
A nossa equipa em Zanzibar terá prazer em ajudá-lo a adaptar-se à cultura da Tanzânia e irá recebê-lo calorosamente com um amigável “Karibu Sana”!