Ensino de Inglês numa escola em Bali

Ensino de Inglês numa escola em Bali

Os seus dias de escola acabaram e gostaria de saber como é estar do outro lado da sala de aula? Aqui em Bali é possível ensinar inglês numa escola e, assim, ajudar as crianças a melhorar as suas habilitações em inglês. Desta forma, as crianças são estimuladas a enfrentar os desafios da globalização. “Pensar globalmente, agir localmente” é o lema aqui!

Projeto

O projecto desta organização tem por base uma escola que oferece aulas gratuitas de inglês às crianças locais. Além disso, a escola também oferece outros programas para os alunos. Estes incluem cursos sobre temas como agricultura, programação e desenvolvimento digital, bem como as chamadas aulas de “Sabedoria Local” – este é ministrado de acordo com o lema “Pensar globalmente, agir localmente”, com base na compreensão da globalização sem esquecer a própria cultura nativa.

Actualmente, 150 crianças de 8 a 18 anos estão matriculadas na escola. São 16 aulas por semana, em turmas com várias crianças.

As salas de aula são feitas de bambu, e ao contrário do que pode recordar dos seus tempos de escola, professores e alunos sentam-se no chão durante as aulas. 

A situação actual

Com cada vez mais turistas a chegar a Bali todos os anos, existe uma procura crescente por locais que falam bem o inglês. É ainda mais importante que as crianças aprendam inglês num nível superior e, acima de tudo, usem as suas habilidades linguísticas. Afinal, quem fala bem o idioma terá melhores hipóteses no mercado de trabalho no futuro.

No entanto, os professores das escolas rurais muitas vezes ensinam inglês sem as qualificações necessárias. Portanto, esta escola no sudeste de Bali oferece aulas gratuitas de inglês para crianças que desejam melhorar as suas habilitações no idioma e fica feliz com o apoio de voluntários motivados.

A sua principal tarefa enquanto voluntário na escola em Bali é melhorar a qualidade do ensino de inglês por meio de seu apoio activo na sala de aula, as crianças devem melhorar o inglês em particular. Portanto, existem muitos exercícios para aplicar e melhorar as habilidades de cada um. Também será responsável por ajudar os alunos a desenvolver as suas habilitações e mudar as suas mentalidades, perspectivas e comportamentos.

Além de ensinar na sala de aula, o voluntário também deverá preparar alguns jogos para as crianças brincarem dentro ou fora da sala de aula. Devido a esse equilíbrio, a concentração na sala de aula também é muito maior. O participante constrói assim um relacionamento mais próximo com os seus alunos através dos jogos em conjunto.

No domingo, têm lugar vários cursos criativos para os alunos. Portanto, se gostaria de participar num curso de culinária ou de uma aula de ioga, está cordialmente convidado. E se se interessa por jardinagem, também pode ajudar na horta da escola ou na limpeza da praia. Existe uma ampla gama de oportunidades para os voluntários se envolverem junto com as suas aulas de inglês!

O domínio da língua inglesa costuma ser uma condição ou critério de selecção para qualquer emprego, uma vez que a economia mundial está a cada dia mais globalizada e o inglês tem um papel muito importante.

O objectivo do projecto é que os alunos melhorem as suas capacidades em inglês e sejam munidos de conhecimentos e habilitações que os ajudem a enfrentar o mercado de trabalho e a globalização. Os participantes ajudarão a incutir nas crianças uma consciência e compreensão das oportunidades disponíveis no futuro.
Normalmente o trabalho decorre de segunda a quinta-feira, seis horas por dia.

O dia de trabalho começa com o pequeno-almoço junto dos outros voluntários. Depois disso, começa a preparar o programa e os tópicos das aulas. São três aulas por dia. A primeira começa às 9h, as da tarde são às 15h e às 17h. Cada voluntário ensinará 1h30 de cada vez, sozinho ou em duplas. Isso depende de quantos outros voluntários estão no centro no momento. Geralmente os voluntários têm os dias livres de sexta a domingo e podem explorar a área de forma independente.
Os voluntários devem ter um conhecimento muito bom de inglês para este projecto. Uma formação educacional ou experiência em ensino seria uma vantagem. Mais importante ainda, é o gosto de trabalhar com crianças.

Todos os participantes devem estar cientes de que são um modelo para as crianças e saber como lidar com elas é essencial. Também deve ter empatia para poder responder a cada criança individualmente.

Os requisitos do projecto também incluem um sentido de responsabilidade e a capacidade de trabalhar em equipa e de forma independente. Roupa apropriada cobrindo ombros e joelhos é fundamental, e os voluntários tatuados devem cobrir as suas tatuagens.

 

Percurso

Após a chegada ao Aeroporto Ngurah Rai em Denpasar, terá á sua espera um membro da equipa que o levará até ao alojamento. Dependendo do trânsito, a viagem dura cerca de uma hora
O programa de orientação geralmente começa um dia após a chegada. Primeiro, um membro da equipa fará um mini tour pelos terrenos da escola e dará informações sobre o programa e o seu funcionamento. Também vai receber informação sobre a área em redor do alojamento.
No primeiro dia, os voluntários têm o chamado dia de observação. Será designado a um voluntário experiente que irá apoiar cada participante nas aulas da escola, explicar as tarefas e familiarizá-lo com os procedimentos. Se á data da participação não houver outros voluntários no local, os funcionários permanentes irão apoiá-lo. Primeiro irá observar e aprender como os outros preparam e conduzem as aulas. Após o primeiro dia, começará a aprender sozinho, claro, com o apoio de seus parceiros. Gung Dwi, é o líder desta equipa, e também está no local caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda.

Localização

A parte sul da ilha indonésia é particularmente animada e, portanto, muito popular. A região também é conhecida pelas suas ondas de classe mundial. Mas Bali não é apenas um paraíso para os surfistas. A ilha tem sido um hotspot de boémia digital há anos e atrai inúmeros nómadas digitais, amantes de ioga e muitos turistas todos os anos. Aqui irá conhecer pessoas de todo o mundo!

Nas imediações do seu alojamento encontrará inúmeras praias e belas paisagens. Especialmente os típicos campos de arroz e florestas de palmeiras que irão inspirá-lo! Também cidades populares como Ubud, Denpansar ou Canggu não ficam longe.

Gosta de apreciar a tranquilidade da natureza ou o excitante bulício de diferentes cidades? Gosta de surfar ou fazer ioga? Gostaria de conhecer novas pessoas e tradições locais? Ou apenas relaxar na praia? Não importa – definitivamente vale a pena visitar Bali!

Para muitos viajantes, Bali é o paraíso na terra. Aqui terá um número inacreditável de oportunidades para passar o seu tempo livre. Pode encontrar mercados ou clubes de praia perto do seu alojamento para explorar depois do trabalho. 

Em cerca de 15 minutos já está na praia, onde pode relaxar ou aprender a surfar. Ou pode terminar o dia confortavelmente com os outros voluntários numa esplanada. Aos fins-de-semana há actividades interessantes em que pode participar, como aulas de culinária, dança balinesa ou aulas de ioga. Caso contrário, pode descobrir as cidades próximas ou planear viagens para outros pontos turísticos. Por exemplo, visite a maior cidade da ilha, Denpansar, com muitos museus e templos. No entanto, encontrará templos hindus por toda a ilha que valem a pena a visita, como Pura Tanah Lot ou Pura Luhur.

A equipa no local terá prazer em ajudá-lo com os seus planos. Para qualquer um com  carta de condução a melhor maneira de se deslocar é alugar uma mota ou scooter, caso contrário, há táxis. Além disso, a equipa oferece a possibilidade de ir com motorista a um mercado local próximo uma vez por semana e a Ubud duas vezes por semana gratuitamente. Outras viagens estão sujeitas a uma taxa para o voluntário.

Alojamento

O alojamento é feito numa Casa de Voluntários, localizada junto à escola, com capacidade até 8 voluntários. Os quartos são a partilhar com um ou dois voluntários, e cada quarto tem casa de banho privada. Estes dormitórios são divididos por género.

Cada participante será responsável por limpar o quarto e trocar a roupa de cama. Há também uma sala e uma cozinha na Casa do Voluntário. Wi-Fi está disponível no edifício da escola. O terraço da casa permite obter uma vista maravilhosa dos campos de arroz.

Em menos de 15 minutos pode caminhar do alojamento até a praia, jantar em vários restaurantes locais e ocidentais e visitar um mercado tradicional. Bancos, piscina e clubes de praia também estão próximos.

A equipa local

A pessoa de contacto no projecto de ensino em Bali é Gun Dwi. Ela cuida do programa e da coordenação dos voluntários, sendo apoiada por outros funcionários da escola. Gun concluiu seu bacharelado no Departamento de Educação e trabalha no centro desde 2015.